Nota de apoio e solidariedade a greve dos trabalhadores do transporte  coletivo de Paranaguá

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Estado do Paraná, a CTB PR, vem a público solidarizar-se com os trabalhadores do transporte coletivo de Paranaguá, litoral do Paraná, em greve desde o dia 14 deste mês.

Estes trabalhadores, condutores e cobradores, reivindicam uma pauta muito básica, constituída por tão somente:

• A regularização dos salários atrasados e já parcelados pela empresa;
  • Melhores condições de trabalho;
  • A quitação do banco de horas;
  • Melhorias na condição e manutenção dos veículos da frota;
  • Mais equipamentos de proteção individual (EPI), aspecto crítico no contexto da pandemia do COVID 19;

A CTB do Paraná entende que as manifestações, a paralisação parcial das atividades e a greve são atitudes coletivas defensivas e legítimas. Tais posturas são necessárias uma vez que não há diálogo e muito menos acordo com a empresa Viação Rocio (concessionária responsável pelo transporte público de Paranaguá).

É inadmissível que os custos da crise sejam jogados nas costas dos trabalhadores, pois se trata de colaboradores cujo salário, relativamente, já é muito baixo. Assim, é inaceitável que os pagamentos sejam reiteradamente pagos com atraso ou parcelados. Os boletos e as cobranças não perdoam estes pais e mães de família, mas punem com juros abusivos os pagamentos feitos em atraso, e oneram as dívidas renegociadas.

A Viação do Rocio não tem sido nada solidária com seus trabalhadores. Ela recebe as passagens do público à vista, ou até antecipadamente nos casos de recomposição do saldo do cartão de transporte para utilização ao longo do mês. Como nas demais cidades brasileiras, tarifas com valores elevados e injustificáveis atestam a crise e inviabilidade do modelo de concessões públicas no transporte rodoviário urbano.

A Viação do Rocio não oferece quantidade suficiente de EPIs de uniforme adequado, ou de máscara para proteção dos trabalhadores e dos usuários dos coletivos, potencializando um cenário de transmissão e morte de ainda mais pessoas.

Isso para não estender com a constante superlotação, veículos em mal estado, muita falta de transparência e dezenas de outros caos causado pelas empresas do transporte que só visa o lucro acima do povo, dos trabalhadores, o lucro acima de tudo!

A CTB PR parabeniza os trabalhadores e trabalhadoras do transporte público e os diretores do combativo SINDICAP – Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e

Anexos de Paranaguá – cujo Presidente é o colega Josiel Veiga – pela garra, coragem e determinação com que tem defendido os interesses coletivos, sem amedrontar-se quando encampam os riscos e ônus desta luta coletiva.

Por fim, a CTB PR entende que a profunda e múltipla crise atravessada pelo povo brasileiro, em suas dimensões sanitária, econômica e social, somente será superada com a adoção de medidas emergenciais

Vacina Já para todos;

Renovação do Auxílio emergencial para desempregados;

Fora Bolsonaro, pois o Brasil alcança números dos mais elevados do mundo de mortes per capita, em decorrência de o governo federal ter sabotado o controle da pandemia e desmantelado o SUS.

ASSINAM:

Central dos Trabalhadores do Brasil do Estado do Paraná – CTB/PR