Estudantes ocupam as ruas em defesa da Educação

Na última quarta-feira (18), centenas de milhares de estudantes saíram às ruas de todo o Brasil em defesa da educação e contra os cortes de verbas feitos pelo governo Bolsonaro. As manifestações foram convocadas pelas entidades estudantis União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e ocorreram em mais de 100 cidades.

No último dia 6, o ministro da Educação Victor Godoy havia anunciado um novo bloqueio de R$328 milhões na verba do ministério. No dia seguinte, ele voltou atrás no anúncio e disse que a quantia será liberada.

Ainda assim, os bloqueios orçamentários anunciados pelo governo atingem o Ministério da Educação (MEC) em cerca de R$2.399 bilhões, o que poderia inviabilizar o funcionamento de institutos e universidades federais e agências de fomento à pesquisa, segundo entidades da área.

Mesmo com o recuo do MEC, os estudantes mantiveram o dia de mobilização para denunciar os seguidos cortes e ataques à educação empreendidos pelo governo Bolsonaro desde o início de seu mandato.

CTB marca presença

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e suas entidades filiadas marcaram presença nos atos do dia 18 de outubro.

Em Goiânia (GO), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-IFESGO) participou da manifestação ocorrida na cidade, que também denunciou a Reforma Administrativa (PEC 32) e pautou a defesa do serviço público.

Confira as fotos:

Com informações das agências