Bolsonaro é um obstáculo a qualquer medida que preserve vidas e direitos, afirma sindicalista em balanço sobre Confup

Por Railídia Carvalho

Os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil tem uma tarefa imediata neste momento: Ajudar a construir uma saída para atender as necessidades do povo agora e no pós-pandemia. A afirmação é da dirigente sindical Fátima Viana,  a Fafá, diretora da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e dirigente do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro-RN). Desde quarta-feira (15), ela participa com mais 280 petroleiros e petroleiras do Congresso Nacional da FUP (Confup). A atividade é toda virtual e se encerra neste domingo (19).

“No Brasil vivemos essa singularidade toda com a pandemia que tem sido agravada por um governo autoritário com marcas da orientação fascista. Ele se coloca como um obstáculo a qualquer medida de preservação da vida, dos direitos e de atenção às necessidades do povo”, ressaltou Fafá. Na opinião dela, “é preciso interromper a escalada autoritária com uma grande frente nacional com trabalhadores e trabalhadoras, com todas as forças políticas organizadas e interessadas em uma saída para o Brasil”.

Fafá Viana

Fafá foi uma das dirigentes presentes na mesa de abertura do Confup que contou com a participação do ex-presidente Lula. De acordo com ela, o movimento sindical vive esse desafio de contribuir para ampliar o conjunto de forças pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. “O debate tem crescido e vejo novas personalidades se aproximando das frentes por direito, por democracia, pela vida mas ainda não sinto que há uma frente que congrega tudo isso em torna da interrupção do atual governo”.

Confup

Racismo estrutural, machismo e teletrabalho são temas presentes na pauta do Congresso. “Pode parecer que não mas a Petrobras, como todas as empresas, ela incorpora o que está na sociedade. A questão do racismo estrutural afeta as relações de trabalho”. Fafá lembrou ainda que a presença feminina no segmento ainda é muito pequena e se reflete no movimento sindical. “É forte o machismo dentro da empresa. Nos anos 90 o percentual de mulheres entre os petroleiros era de 6% e hoje é de 17%. Continua pequena”.

Neste sábado, serão aprofundados temas como o teletrabalho. Segundo Fafá, a Petrobras se aproveitou da pandemia para implantar o teletrabalho. Antes da pandemia estavam sendo realizados estudos sobre a aplicação do teletrabalho mas, de acordo com Fafá, houve o anúncio do presidente da empresa que o teletrabalho será empregado em 50% das atividades com exceção das operacionais, que são o caso das refinarias e das plataformas.

“Não existe pactuação com os trabalhadores e trabalhadoras sobre as relações do teletrabalho. Não está em acordo coletivo. A direção da Petrobras não quer negociar este tema e faz pactuações individuais. O controle da jornada fica em aberto, não tem jornada definida. Quem paga o custo deste trabalho? Quem garante as condições de trabalho em um espaço doméstico?”, questionou a dirigente. Fafá lembrou que as experiências de teletrabalho em geral tem resultado em doenças psicossomáticas pela carga de trabalho, alto nível de estresse e, às vezes, pela solidão no trabalho.

Lançamento Ineep

Como parte da programação do Confup foi lançado o terceiro livro do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep). A publicação “Desinvestimento e desregulação da indústria de óleo e gás: o caso brasileiro e as lições internacionais” reúne diversos artigos com estudos e análises sobre as mudanças ocorridas no setor petroleiro e como as privatizações e desinvestimentos impactaram a Petrobras. Os artigos foram publicados em 2019 pelos pesquisadores do instituto.

No primeiro dia os participantes elegeram a nova direção da Federação para o período de 2020 a 2023. Deyvid Bacelar, do Sindipetro-BA, permanecerá no cargo. Ele estava interinamente como coordenador da FUP devido ao licenciamento de José Maria Rangel.

Clique AQUI para acessar a programação completa do Confup que se encerra neste domingo (19)