Sindicato dos Bancários da Bahia repudia charge do jornal A Tarde

O Sindicato dos Bancários da Bahia repudia a charge divulgada pelo jornal A Tarde, nesta quarta-feira (25/11), quando os empregados da Caixa foram comparados a um bicho preguiça. Um absurdo.

Para o Sindicato, é um verdadeiro desrespeito com os funcionários da Caixa, que estão desde o início da pandemia trabalhando intensamente sem o apoio de qualquer outro órgão para fazer valer o pagamento deste direito.

O governo federal reduziu as agências e fechou postos de trabalho. Não pulverizou o pagamento nos demais bancos, o que resultou em filas quilométricas, que têm levado os bancários da Caixa ao alto índice de adoecimento. Muitos já foram contaminados pela Covid-19 e há casos de óbitos.

É de uma leviandade absurda um jornal como o A Tarde, que tem uma tradição no estado da Bahia, publicar uma charge comparando um trabalhador com bicho preguiça. “Esperamos que o jornal se retrate, porque é um desrespeito com estes pais e mães de família, que estão dedicando suas vidas para atender a população, especialmente aquela que mais precisa. Seguimos em defesa da Caixa, contra o desmonte desse banco tão importante e cobrando uma postura de respeito deste jornal”, reforçou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos.

Vale ressaltar que existem milhares de aprovados no último concurso público da Caixa, realizado em 2014, que estão aguardando convocação para trabalhar. Porém, não há qualquer sinal do governo de chamá-los, apesar do momento em que os trabalhadores estão aderindo ao PDV (Plano de Demissão Voluntária) do banco, o que vai reduzir o número de empregados nas agências, e, consequentemente, aumentar a sobrecarga de trabalho.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia