Pandemia causa a maior queda na expectativa de vida desde a Segunda Guerra Mundial, segundo estudo da Universidade de Oxford

A pandemia causou a maior queda na expectativa de vida em 2020 desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com um estudo publicado hoje pela Universidade de Oxford. A expectativa de vida dos homens americanos, por exemplo, caiu em mais de dois anos. Esse indicador caiu mais de seis meses em relação a 2019 em 22 dos 29 países analisados ​​no estudo, que incluem Estados Unidos, países da Europa e o Chile. Houve reduções em 27 dos 29 países em geral.

A universidade explicou que a maioria das reduções na expectativa de vida em diferentes países está relacionada às mortes oficiais por covid-19. Quase cinco milhões de mortes pelo novo coronavírus foram relatadas em todo o mundo até agora, de acordo com uma contagem da Reuters.

“O fato de que nossos resultados destacam um impacto tão grande que é diretamente atribuível à covid-19 mostra o quão devastador o impacto tem sido para muitos países”, disse o Dr. Ridhi Kashyap, co-autor principal do artigo, publicado no International Journal of Epidemiology.

Houve quedas maiores na expectativa de vida dos homens do que das mulheres na maioria dos países, com o maior declínio nos homens americanos, que viram a expectativa de vida cair 2,2 anos em relação a 2019. No geral, os homens encurtaram mais de um ano em 15 países, em comparação com as mulheres, que viram sua expectativa de vida cair em 11 países. Isso apagou o progresso no declínio da mortalidade que havia ocorrido nos 5,6 anos anteriores.

Nos Estados Unidos, o aumento da mortalidade ocorreu principalmente entre pessoas em idade produtiva e menores de 60 anos, enquanto na Europa as mortes entre pessoas com mais de 60 anos contribuíram de forma mais significativa para o aumento da mortalidade. Kashyap apelou a mais países, incluindo países de baixa e média renda, para disponibilizar dados de mortalidade para estudos adicionais.

Reuters