Líder da seita antimáscara morre… nos EUA!

Por Altamiro Borges

Da série “O mundo é irônico e cruel”: Morreu no sábado passado (28) por Covid-19 o negacionista Caleb Wallace, líder do movimento antimáscara nos EUA. Com 30 anos, ele foi a óbito após ficar quase um mês internado num hospital privado em San Angelo, no Texas. A sua esposa, Jessica Wallace, agora faz campanha pela internet para pagar os altos custos do tratamento. O negacionista deixou três filhos e a esposa grávida de oito meses.

Segundo o site UOL, “Caleb Wallace sentiu os sintomas da doença, não fez o teste e se tratou com ivermectina” – aquele medicamento para tratar vermes de gado e cavalo indicado pelo genocida Jair Bolsonaro no Brasil. O maluco era fundador da seita “The San Angelo Freddom Defenders” (Defensores da Liberdade de San Angelo). Pouco antes de morrer, Caleb organizou um comício antimáscara no dia 4 de julho, a “The Freedom Rally”.

Uso do ivermectina e outras drogas

Em dezembro do ano passado, ele postou que as máscaras não eram eficazes para prevenir a Covid-19. “Mostre-me a ciência que as máscaras funcionam, que o fechamento de escolas funciona. Mostre-me as evidências de que os bloqueios (lockdown) funcionam”, disparou em sua página no Facebook. O panaca também esbanjou valentia: “Preocupo-me mais com a liberdade do que com a saúde”.

Em 19 de julho desse ano, o negacionista começou a sentir os sintomas da doença, mas não fez teste. Logo começou a se medicar com aspirina, zinco, vitamina C e ivermectina, todos medicamentos sem eficácia contra a Covid-19. Segundo o site Huffington Post, “sua mulher afirmou que ele se recusou a fazer o teste e começou a se medicar por conta própria”. Em 30 de julho, ele foi internado e, dias depois, foi intubado. Agora, o fanático ianque está morto!

O músico negacionista Marcus Birks

Outro negacionista que faleceu de Covid-19 no final de agosto foi o músico Marcus Birks, de 40 anos de idade. Natural da Inglaterra, ele propagava discursos antivacinas e negava a gravidade da pandemia. Segundo a BCC de Londres, o cantor chegou a dizer que estava imune às complicações da doença por ser esportista – a mesma besteira dita pelo imbecil do Jair Bolsonaro. Marcus Birks ficou internado no Royal Stoke University Hospital, em Staffordshire, Inglaterra.

No leito, ele disse à BBC que estava “chocado” com os efeitos da Covid e que agora aconselharia todo mundo a se imunizar. “A primeira coisa que direi a toda a minha família é [ir] tomar a vacina e todas as pessoas que encontrar”, disse. Ele não terá mais como dar esse conselho. A esposa do músico, Lis Birks, está grávida e lamentou a morte do marido nas redes sociais: “A dor que sinto ao escrever isto é insuportável, meu coração foi arrancado, minha alma e mundo completamente e totalmente destruídos”.