Elgiane Lago: “Bolsonaro agrava os problemas da saúde no Brasil”

Por Railídia Carvalho

O descaso do governo do presidente Jair Bolsonaro com a vacina contra a covid-19 segue a lógica do tratamento que foi dispensado pelo Planalto desde o inicio no enfrentamento à pandemia e também aos problemas enfrentados pelo sistema público de saúde. “Não houve e não há atenção com a saúde da população”. A afirmação é da secretária de saúde e segurança da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Elgiane Lago.

De acordo com a sindicalista, o Brasil está sem comando e a saúde sofre as consequências. “Jair Bolsonaro faz chacota, trata com desleixo a situação do povo brasileiro. Ele nunca teve interesse em resolver problemas da saúde no Brasil tendo em vista o congelamento por 20 anos dos investimentos em saúde”, avaliou Elgiane. Apesar da mobilização dos movimentos sociais e sindicais, a Emenda Constitucional 95 continua em vigor e recursos para educação e saúde mantidos congelados.

Elgiane destacou que a postura do presidente ao desrespeitar o uso de máscaras e a resistência ao isolamento social se reflete na população. “Isso faz com que a população se proteja menos. Falar que a vacina não vai salvar vidas ou que as mortes não importam porque todo mundo vai morrer impactam negativamente na população na hora de aderir às orientações das autoridades sanitárias”.

Na opinião de Elgiane, as centrais sindicais e os movimentos sociais estão cumprindo um papel de conscientização que deveria ser do governo federal. “A CTB informa e mobiliza os filiados tentando conscientizar que proteger a própria vida é proteger a vida do outro. Estamos mobilizados ao lado de entidades como o Conselho Nacional de Saúde dialogando com a população para que faça a proteção adequada. Isso é fundamental para se ter a consciência da situação em que estamos vivendo”.

Se inscreva no nosso canal no YouTube /TVClassista