Trabalhadores reconduzem dirignetes da CTB à presidência e vice do Sindicato dos Comerciários da PB

Os trabalhadores do comércio de Campina Grande reconduziram nesta quinta-feira, 09, aos cargos de presidente do sindicato da categoria, o sindicalista José do Nascimento Coelho e o de vice Fernando Lopes Siqueira, para o triênio 2015/2018. A eleição aconteceu das 8 às 17 horas. Dos cerca de mil trabalhadores em dia com a mensalidade sindical, 78% votaram a favor da única chapa inscrita no processo eleitoral.

Durante todo o dia os trabalhadores movimentaram a sede do Sindicato, localizada na Rua Venâncio Neiva, Centro, onde funcionou uma urna fixa. Outros cinco urnas foram deslocadas aos ambientes de trabalho dos comerciários. A posse da nova diretoria, que é composta por mais 30% de mulheres, está prevista para o Dia do Comerciário, no mês de agosto.

Coelho fez uma avaliação positiva do resultado da votação e garantiu honrar os compromissos com os trabalhadores. Como representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), promete realizar um trabalho em parceria com outras entidades representantes dos trabalhadores para fortalecer e intensificar a luta pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem perda salarial e pela valorização do salário mínimo.

Também é meta da nova diretoria: Buscar judicialmente, através de Ações Civis Públicas ou Ações Coletivas, o direito ao descanso semanal remunerado aos domingos, sempre observando o descanso semanal a cada seis dias trabalhados; Reivindicar nas negociações coletivas a inserção de cláusulas que assegurem o descanso semanal aos domingos e feriados, bem como garantir a indispensabilidade de convenção ou acordo coletivo para alterar a jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 semanais, asseguradas no art. 3º da Lei 12.790/2013, que regulamenta o exercício da profissão comerciári

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.