Trabalhadores da limpeza pública de Itapipoca (CE) entram em greve

Em plena pandemia de Covid-19, a empresa Econordeste está desrespeitando os direitos dos trabalhadores que lhe prestam serviço em Itapipoca (CE). A denúncia é feita pelo Seeaconce (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, Localização e Administração de Imóveis Comerciais, Condomínio e Limpeza Pública do Estado do Ceará).

Nesta sexta-feira (5), os trabalhadores realizaram assembleia e manifestação antes do horário de entrada do serviço, exigindo melhorias de condições de trabalho. O sindicato paralisou as atividades em conjunto com os trabalhadores, e imediatamente a direção da empresa marcou reunião para atender à pauta. Também estavam presentes sindicatos de outras três categorias no Ceará – caminhoneiros (Sindicam), trabalhadores em condomínios (Sintracondce) e bancários (SEEB).

A Econordeste – que assumiu em julho contrato com a Prefeitura de Itapipoca – está desrespeitando a convenção coletiva. Além disso, a empresa não fornece café da manhã, não entrega as cestas básicas a que os trabalhadores têm direito, nem realizando o pagamento do vale-alimentação.

Segundo o presidente do Seeaconce, Josenias Gomes, o pagamento do vale-alimentação deve começar a partir da primeira semana de novembro de 2021. O benefício não foi pago, apesar de estar garantido em Convenção Coletiva.

Para Josenias, o resultado da manifestação foi bastante positivo. “A pressão deu resultado. A empresa sentiu a seriedade da situação, com a presença de diversas entidades filiadas à CTB, como a Sintracondte, a Sindicam, o Sindicato dos Bancários, entre outros integrantes da CTB e da Contratuh, além do Seeaconce”, frisou.

“A empresa ajustou que até quarta-feira, 10/11, pagará R$ 230 a cada um dos trabalhadores. Isso corresponde a dez dias de alimentação do mês de novembro”, aponta Josenias. “Na terça-feira, a empresa sentará para dialogar sobre os meses de setembro e outubro – o vale-alimentação, o plano de saúde e os demais itens da Convenção. Juntos somos fortes. Essa é a luta!”