Trabalhadores e trabalhadoras rurais de São Pedro da Aldeia (RJ) conquistam vitória na Justiça

O Tribunal Regional Federal decidiu por 3 votos a 0 que o terreno da Fazenda Negreiros, em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro (RJ), é uma área improdutiva. Com a decisão, o caminho fica aberto para que seja criado oficialmente um assentamento na área de 800 hectares.

Durante muito tempo, o local foi alvo de disputa dos trabalhadores e trabalhadoras do acampamento Emiliano Zapata com grileiros locais. Os conflitos foram violentos e chegaram ao ponto de um trabalhador do campo, o agricultor Carlos Augusto Gomes (Mineiro), ser assassinado em 2020. Hoje, cerca de 58 famílias de agricultores e agricultoras produzem alimento de qualidade na região.

Dirigente da CTB-RJ e liderança da Fetagri, Oto dos Santos comemorou a vitória da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, dando especial ênfase ao papel das mulheres: “É uma vitória dos trabalhadores e principalmente das trabalhadoras. Se não fosse a luta das mulheres, fazendo o enfrentamento com os grileiros, a região não teria sido totalmente ocupada. Foram as mulheres que afastaram os grileiros, ocuparam a área que hoje já tem cerca de 58 famílias produzindo. É uma luta da CTB-RJ, da Fetagri-RJ, da CONTAG que teve muito suor, muito sangue e muito sofrimento.”

Oto também lembrou do histórico da luta na região, agradeceu às entidades CTB-RJ, Fetagri-RJ, INCRA e CONTAG pelo apoio na luta e projetou um futuro de lutas e conquistas para o povo do Emiliano Zapata:

“Nós sabemos o que passamos lá desde 2017, com a violência, a queima de barracos e ameaças de morte. É emocionante ver avançar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Sabemos que ainda temos muita luta pela frente, mas vamos seguir lutando e produzindo alimento de qualidade para alimentar nossas famílias e para chegar na mesa dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade”, disse Oto.

Fonte: CTB-RJ