Secretária da Juventude da CTB homenageia mulheres e pede mais jovens no poder em sessão solene na Câmara

A Câmara dos Deputados promoveu, nesta quarta-feira (26), uma sessão solene em homenagem ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural. O evento, realizado no plenário da Casa, contou com a participação das principais lideranças jovens das centrais sindicais.

Representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a secretária nacional de Juventude Beatriz Calheiros destacou a “luta extremamente inspiradora”, da Federação (Fetag) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

“Nós, da CTB, estamos aqui para sermos aliados nessa luta, sejam os jovens do campo ou da cidade. Nós nos queremos vivos e vivas. Lutamos pela causa da educação, da saúde, da segurança e do bem viver. Mas, acima de tudo, eu gostaria de registrar que, desses mais de 6 milhões de jovens, nem sequer 10% têm acesso ao crédito e à terra. Desses 10% que acessam o direito de produzir e serem proprietários das suas terras, nem 95 mil são mulheres”, salientou.

Em sua fala, Bia ainda homenageou as mulheres do campo e clamou por mais jovens e mulheres na política. “Em nome de todas as jovens trabalhadoras, principalmente as trabalhadoras da agricultura familiar, as mães aqui presentes e as filhas que vieram representando as demais gerações que nos sucederam na luta no campo. As mulheres do campo precisam e as jovens do campo precisam da sucessão rural. Nós somos diversas, mas nós não nos dispersamos na luta. E por isso é tão significativo vir do Amazonas e ser a primeira vez nessa sessão. E de qualquer lugar que nós partamos, nós seremos uma voz firme na luta da classe trabalhadora, unidos e unidas, no campo e na cidade, para que esse lugar seja a casa do nosso espaço e para que a gente possa ocupar os espaços de poder”, ressaltou a secretária.