Representação da agricultura familiar e dos defensores da reforma agrária avança no Congresso

A representação da agricultura familiar e dos defensores da reforma agrária ampliou nas Casas legislativas do país. De acordo com informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e do Movimento Sem Terra (MST), das 75 candidaturas, entre “orgânicas” e “comprometidas” com o segmento, 36 (48%) foram eleitas nestas eleições para o Parlamento, além da vitória de 3 governadores que já são comprometidos com os seguimentos.

Serão deputados estaduais, federais, senadores e governadores comprometidos com o segmento que produz cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa de milhões de brasileiros.

Até aqui, as vitórias ficaram distribuídas da seguinte forma: 24 candidaturas ligadas aos dois setores para as assembleias legislativas do país; 13 candidaturas para a Câmara dos Deputados, e 3 governadores aliados da agricultura familiar também foram eleitos já no primeiro turno.

A luta continua

Ao avaliar as vitórias, o presidente da Contag, Aristides Santos, ressaltou que as federações e sindicatos de agricultores continuam na luta para eleger, no segundo turno, os representantes comprometidos com a agricultura familiar para o Executivo Federal e de alguns estados. Para a presidência da República, a Contag apoia o candidato da coligação Brasil da Esperança à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A entidade aponta a defesa do “desenvolvimento sustentável, políticas públicas, soberania nacional, agenda da classe trabalhadora e da maioria do povo brasileiro e, principalmente, sobre a defesa e valorização da agricultura familiar e dos sujeitos do campo, da floresta e das águas”, como princípios comuns que levaram os agricultores familiares a apoiarem Lula.

Sobre os parlamentares eleitos, “temos o importante papel de já acompanhar esses mandatos, propor e pressionar para que a agricultura familiar seja fortalecida nas ações, nos projetos de lei, nas votações e nos orçamentos, seja na esfera estadual ou federal”, afirmou a Contag em nota.

Conheça alguns dos parlamentares eleitos:

Adão Pretto (PT)
Adriana Accorsi (PT-GO)
Airton Faleiro (PT-PA)
Beto Faro (PT-PA)
Bohn Gass (PT-RS)
Carlos Veras (PT-PE)
Dilvanda Faro (PT-PA)
Erika Kokay (PT-DF)
Heitor Schuch (PSB-RS)
Helder Salomão (PT-ES)
João Daniel (PT-SE)
Marcon (PT)
Marina do MST (PT)
Missias do MST (PT)
Natália Bonavides (PT-RN)
Rosa Amorim (PT)
Valmir Assunção (PT)

Governadores eleitos:

Fátima Bezerra (PT-RN)
Elmano Freitas (PT-CE)
Rafael Fonteles (PT-PI).

Outros dois comprometidos com a causa disputam o segundo turno: Jerônimo Rodrigues (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE)

Com informações da RBA e da Contag