Eleita nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da Contag Gestão 2021-2025

O 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR) foi encerrado quinta-feira (08) com a eleição da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da Contag para a Gestão 2021-2025. Ao longo dos 57 anos de história e lutas da Confederação, essa foi a primeira vez que o Congresso temático e eleitoral foi realizado em plataforma virtual, por consequência da pandemia de Covid-19.

No último dia do 13º CNTTR, de 9h às 15h, os delegados e delegadas de todo o País votaram na Chapa Única da Contag “Unidade, Luta e Resistência: a vida em primeiro lugar!, a partir de cédula digital no Portal do Congresso. Dos 2.487 delegados(as) aptos a votar, foram registrados 2.407 votantes, o que representa 96,78% de quórum.

A apuração e a proclamação do resultado da eleição foram coordenadas pelo presidente da Comissão Eleitoral do 13º CNTTR, Givaldo Teles (AL), que anunciou os números da eleição e declarou a chapa eleita.

Após o resultado da eleição, a secretária de Mulheres reeleita, Mazé Morais, fez um agradecimento especial a todos os delegados e delegadas, desde a realização das plenárias preparatórias até a realização do Congresso e expressou o sentimento nesse momento de finalização do 13º CNTTR. “Esse momento é de emoção e alegria, mostra a nossa força e vontade de fazer um grande Congresso, um Congresso de resistência!”

O presidente reeleito Aristides Santos encerrou o 13º CNTTR com uma mensagem de agradecimento e de reafirmação de luta. “Não foi um Congresso fácil de realizar. Não tenho palavras para agradecer por todo o esforço, por tudo o que aconteceu até hoje, no encerramento do Congresso. Tudo isso mostra a nossa capacidade de superar dificuldades. E a Diretoria eleita reafirma nesse momento que continuaremos a luta pelo fortalecimento da agricultura familiar, pela reforma agrária e acesso à terra, por políticas públicas, pela preservação e gestão sustentável dos bens comuns da natureza, por saúde, pela democracia e soberania nacional. Viva a classe trabalhadora! Viva os delegados e delegadas do 13º CNTTR! Viva os Sindicatos, viva as Federações, viva a CONTAG!”, destacou Aristides.

Confira, no vídeo, a composição da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da Contag – Gestão 2021-2025.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Contag – Verônica Tozzi