‘Pode contar com a CTB para construir a luta no campo’, diz secretária sobre 4º Festival Nacional da Juventude Rural

A secretária nacional de Políticas para a Juventude Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Beatriz Calheiros, destacou, nesta terça-feira (25), a importância do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, realizado até a próxima quinta (27) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

O evento é coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e reúne mais de cinco mil jovens rurais de todo o Brasil. O objetivo do evento é debater políticas públicas, trocar experiências e promover formação, formas de pressão política e mobilização, bem como apresentar expressões culturais e da produção agrícola.

“A juventude da Agricultura Familiar pode contar com a CTB para construir a luta no campo e garantir que a memória dos que vieram antes de nós na luta, será honrada. Como disse Guimarães Rosa, ‘o que a vida quer da gente é coragem’. Viva a juventude”, exclamou Bia.

“Depois de um grande trabalho de formação, mobilização e construção, a expectativa é de uma celebração entre as juventudes de cada canto do país, além das delegações de outros países. Seguimos juntos e juntas para alcançar nossas reivindicações, para assim seguirmos firmes na construção de um mundo novo”, completou a secretária adjunta da CTB, Aline Aparecida Maier.

Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: nos anos de 2007, 2010 e 2015. Cada um deles trouxe avanços como o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.

De acordo com a Contag, os festivais sempre tiveram como objetivo destacar o protagonismo da juventude no projeto de desenvolvimento rural que valoriza a agricultura familiar, para promover a soberania alimentar e condições dignas de vida e de trabalho no campo, com sustentabilidade e solidariedade.

Confira a galeria de fotos: