Contag realiza oficina de base no polo Juazeiro-BA

Mobilizar a base para o enfrentamento dos desafios futuros da classe trabalhadora rural, esse é o principal objetivo da Oficina de Base: Planejando de Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que teve início nesta terça-feira (27), no auditório do Rio Center Grill em Juazeiro. O evento conta com a participação de representantes de 40 sindicatos rurais dos polos Juazeiro, Jacobina e Vale do Jacuípe.

A discussão, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (CONTAG), segue até a próxima quinta-feira (29), com a construção de uma agenda de compromisso para os sindicatos. As oficinas estão sendo realizadas em todo o país, com encerramento previsto para abril de 2020. Na Bahia serão realizadas onze oficinas e a cidade de Juazeiro foi pioneira na atividade.

De acordo com o assessor da CONTAG, Antônio Lacerda Souto, serão realizadas 117 oficinas de base em todo o país, reunindo mais de 4 mil representantes de sindicatos e municípios do Brasil. “Buscamos discutir a atual conjuntura do país e a partir dessa análise perceber como a base deve se organizar e se mobilizar daqui pra frente para que a gente possa continuar resistindo e lutando por um país mais justo, democrático e com um projeto de desenvolvimento alternativo de sustentabilidade”, pontuou Souto.

A delegada sindical Jackeline Cajarana esteve presente no primeiro dia de atividades da oficina de base e destacou as expectativas para o evento. “Que possamos sair para a base mais fortalecidos e unidos”, salientou.

Para a Secretária Geral da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do estado da Bahia (FETAG-BA), Vânia Pinto, as oficinas de base ajudam a fortalecer os laços entre os trabalhadores/as e os sindicatos. “ É imprescindível compreender que o mais importante do nosso movimento são os trabalhadores e as trabalhadoras rurais, por isto temos de dialogar com os sindicatos, compreender a realidade, compreender como acontece a dinâmica sindical e fortalecer, ainda mais, esta relação”, explicou.

Durante a realização das oficinas, serão discutidos temas voltados para o desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, alternativas de fortalecimento a ação e a prática sindical além da construção de uma agenda de compromissos para os sindicatos.  “As oficinas não possuem temas específicos e sim temas gerais para discutir questões voltadas para a organização das mulheres, dos agricultores familiares e trabalhadores rurais, da juventude através da sucessão rural, uma política voltada para as pessoas idosas, para a terceira idade, a organização das nossas instituições e a questão voltada para os impactos ambientais”, explicou o presidente da Fetag-BA, João da Cruz.

O vereador licenciado e diretor executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento de Juazeiro (AMA), Agnaldo Meira esteve presente à cerimônia de abertura das oficinas e destacou a importância do debate sobre a sustentabilidade. “ Precisamos fortalecer o debate sobre as questões voltadas para a defesa do meio ambiente e de todos os biomas brasileiros”, afirmou Meira.

A oficina de base está sendo organizada pela Contag, através do apoio da FETAG-BA e dos sindicatos rurais pertencentes ao polo Juazeiro, Jacobina e Vale do Jacuípe.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Agnaldo Meira