CONTAG dialoga sobre pesquisas participativas e inovação na agricultura familiar em oficina realizada em Bilbao

A CONTAG foi uma das organizações convidadas a participar de uma importante reunião com referentes do Fórum Global de Pesquisa e Inovação Agrícola (GFAR) e do Fórum Rural Mundial (FRM), que aconteceu nos dias 4 e 5 de outubro, em Bilbao – País Basco. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, foi quem representou a Confederação nesta atividade, que teve como foco iniciar um projeto de ação coletiva com organizações representativas de agricultura familiar de distintos continentes, voltado para pesquisas participativas para inovação no setor.

Nos dois dias de oficina, os/as participantes puderam conhecer projetos desenvolvidos em diferentes regiões do planeta e que envolveram a participação de organizações, agências e dos próprios agricultores e agricultoras no processo. Pela América do Sul, foi apresentado o projeto Pecuária Familiar Resiliente do Uruguai, operado pela organização uruguaia Comissão Nacional de Fomento Rural (CNFR), parceira da CONTAG.

Alberto e os/as demais participantes do encontro se dividiram em grupos de trabalho para dialogarem sobre temas como: ter a agricultura familiar incidindo mais nas agendas de pesquisa dos países, reforçar a participação das organizações nessa área de pesquisa e inovação, e melhorar a governança das pesquisas que envolvem a agricultura familiar. Além de definirem em conjunto quais serão as principais linhas de trabalho para o projeto de ação coletiva que se inicia.

O dirigente da Confederação avalia muito positivamente a iniciativa de pesquisa participativa: “Estar envolvidos em um projeto como esse permite à CONTAG abrir os seus horizontes de possibilidades de projetos com o GFAR, uma respeitada organização que se articula bem com diversas entidades multilaterais e outras organizações da sociedade civil, como nós”, afirmou.

Após essa agenda, Alberto Broch, que também é vice-presidente do Fórum Rural Mundial, participou ainda de uma reunião da Diretoria do Fórum onde, além de se aprovar o Plano de Ação da entidade para o próximo ano, também promoveu um debate político intenso e uma troca de experiências sobre os desafios para a agricultura familiar que as organizações como a CONTAG identificam em seus países, cabendo a ele fazer uma análise sobre a conjuntura geral do setor nesse momento.

Fonte: Jornalista da COPROFAM – Gabriella Ávila