Combater a fome e transformar a vida dos agricultores(as) familiares

Teve início nesta terça-feira (17) e vai até quinta-feira (19), em Juazeiro-BA, o 1° Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Mercosul Ampliado, tendo o objetivo de proporcionar um debate sobre o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar com inclusão social; fortalecer a troca de experiências entre os projetos financiados pelo FIDA; e melhorar a qualidade do diálogo com representantes de organizações da agricultura familiar camponesa, funcionários do FIDA e gestores de projetos, nos sete países do bloco econômico.

 O evento reúne cerca de 80 pessoas de entidades ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) e de organizações que trabalham com o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, na Argentina e Uruguai. Dentre as organizações, estão a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), a Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), IICA e Semear; e membros dos projetos financiados pelo FIDA nos países do Mercosul e de projetos apoiados pelo FIDA no nordeste brasileiro: (Pró-Semiárido/Bahia), (Viva o Semiárido/ Piauí), (Dom Távora/ Sergipe), (Procase/ Paraíba), (Paulo Freire/ Ceará), e (Projeto Dom Helder Câmara 2/ Sergipe, Pernambuco, Piauí, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte).

Na abertura, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, falou sobre o atual cenário político do Brasil. “O Encontro acontece em um momento desafiador para o Brasil, pois nos últimos anos, temos sofrido ataques aos nossos direitos e retirada de políticas públicas que são fundamentais para a classe trabalhadora, sobretudo para os(as) rurais” .

E diante do atual quadro que atravessa o país, o presidente da CONTAG reforçou a importância dos projetos em andamento entre o FIDA e os governos nordestinos. “Além de combater a fome e a pobreza no Nordeste, os projetos financiados pelo FIDA ainda fortalecem a produção nas áreas rurais e a aquecem a economia local”, ressaltou o presidente da Confederação, Aristides Santos. 

Aristides também destacou e valorizou a importância da parceria firmada entre o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), o FIDA e os gestores de projetos no Nordeste. E reconheceu que em alguns estados é necessário fazer ajustes para uma melhor aproximação dessas iniciativas, no sentido de contribuir na gestão desses projetos e fortalecer cada vez mais o controle social das políticas públicas, incluindo os investimentos internacionais.

O presidente de CONTAG finalizou sua fala propondo a realização de um evento no Nordeste, envolvendo o FIDA e as Federações de Trabalhadores Rurais.

Conhecendo experiências

Ainda durante o Encontro, acontecerão visitas às comunidades rurais atendidas pelo projeto Pró-Semiárido, na Bahia, onde serão conhecidas iniciativas como a Coopercuc, na cidade de Uauá, que se destaca pelo processamento de frutas nativas; a Casa Nova, que trabalha com quintais produtivos; a Massaroca, com a técnica de quintais produtivos, reuso de água cinza, avicultura e o processamento de ovos; e Sobradinho, com o plantio de fruticultura irrigada. Ainda serão visitadas as instalações e campos de pesquisa da Embrapa Semiárido.

Fonte: Fonte: Comunicação CONTAG, com informações da Assessoria da Confederação, Luiz Vicente Facco, Gilberto Silva e Nemo Amaral