4º Festival Nacional da Juventude Rural reunirá mais de 5 mil jovens em Brasília; ‘CTB tem sua participação garantida’, diz secretária adjunta

O 4º Festival Nacional da Juventude Rural será realizado entre os dias 25 e 27 de abril, no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília (DF). A expectativa é de que mais de 5 mil jovens de todo o país participem do evento.

O objetivo é fazer um debate político sobre o desmonte das políticas públicas da juventude, da agricultura familiar, do meio-ambiente e dos direitos humanos, bem como evidenciar a diversidade cultural brasileira e trocar experiências e conhecimentos.

“A construção do festival é baseada na pauta de reivindicações da juventude rural, buscando meios que garantam sua permanência no campo com qualidade de vida, garantindo a sucessão rural, bem como a produção de alimentos e cultura. A CTB tem sua participação garantida, inclusive com espaço para diálogo e mostra do seu trabalho em prol de toda classe trabalhadora”, afirmou a scertária adjunta de Políticas para a Juventude da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Aline Maier.

No entendimento da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a juventude rural da agricultura familiar é a garantia de alimentação saudável agora e no futuro. “Sem sucessão rural, não haverá produção de mais de 70% dos alimentos que consumimos diariamente. Com a saída de mais de 800 mil jovens do campo desde 2018, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), é urgente trazer para o centro do debate a importância de jovens rurais para a segurança e soberania alimentar e nutricional do país”, diz a entidade, em nota.

A programação contará com momentos de debate político, apresentações culturais, mostra da produção da juventude, dezenas de oficinas formativas e uma marcha reivindicatória pela Esplanada dos Ministérios.

A coordenação do evento é da Contag, em especial a Secretaria de Jovens, em articulação com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com as comissões estaduais, diretorias das 27 federações e seus sindicatos filiados. Informações da Contag.

Serviço:

4º Festival Nacional da Juventude Rural