10º Fórum Social Pan-amazônico: tecer esperanças nas Amazônias

De 28 a 31 de julho, acontece no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, o 10° Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), enquanto espaço de articulação dos povos e movimentos sociais para a incidência e a resistência política e cultural frente ao modelo de desenvolvimento neoliberal, neocolonial, discriminador, racista e patriarcal.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e as Federações dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal (Pará, Maranhão, Tocantins, Amazonas, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima e Mato Grosso) estarão presentes nas Tendas e contribuirão com as atividades autogestionadas.

A CONTAG e Federações da Amazônia Legal em articulação com a Central Única dos Trabalhadores(as) (CUT/PA), o Movimento Sem Terra (MST), o Movimento de Atingidos por Barragem (MAB), o Movimento Popular pela Soberania na Mineração (MAM) e o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) realizam também em Belém, no dia 29, o Grito da Amazônia, sendo mais uma ação estratégica Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) no X FOSPA por reforma agrária, pesquisa e fortalecimento da Agricultura Familiar.

“O X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) será um importante e necessário espaço para que o Brasil se torne a maior potência verde e não um vilão da exploração de recursos naturais em áreas de preservação; de perseguição, ameaças e assassinatos dos povos tradicionais (agricultores(as) familiares, extrativistas, ribeirinhos(as), indígenas, quilombolas, entre outros) e de defensores(as) da floresta em pé, como foi o caso dos assassinatos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira enquanto trabalhavam na Terra Indígena do Vale do Javari, no Amazonas”, pontua o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

Desmatamento só aumenta na região

Recentes dados preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram de janeiro a junho deste ano, 3.988 quilômetros quadrados foram desmatados na Amazônia (uma área maior que três vezes a capital do Rio de Janeiro, alcançando um recorde nos primeiros seis meses do ano, se comparado ao mesmo período de 2021.

“O aumento do desmatamento e das queimadas e da exploração da Amazônia é resultado da atual política de retrocessos conduzida pelo presidente da república que reduziu o poder dos órgãos de fiscalização, faz diversas menções à exploração de recursos naturais na Amazônia e ainda questiona dados oficiais sobre o desmatamento. Portanto, o X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) será fundamental para contrapor os discursos de Bolsonaro e evitar mais retrocessos no futuro”, pontua a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.

Também como consequência da atual política do governo federal, a 36ª edição do relatório da CPT registrou em 2021 no Brasil, 1768 ocorrências de conflitos no campo, com 897.335 pessoas envolvidas e 35 assassinatos. Desse total, 80% dos assassinatos foram na Amazônia Legal.

Parte do Fórum Social Mundial, o FOSPA em suas nove edições, sempre aconteceu em cidades amazônicas, do Brasil, da Venezuela, da Bolívia, do Peru e da Colômbia. Sempre se afirmando como lugar de fortalecimento das lutas dos povos e contra o avanço neoliberal e conservador na região.

Amazônia, importante para o Brasil e para o mundo

A Amazônia influencia o equilíbrio ambiental de todo o planeta, sendo o maior depósito de biodiversidade do Planeta, onde inúmeras substâncias estão sendo pesquisadas para o desenvolvimento da ciência global. Além de ser um grande sistema gerador de água, por meio dos chamados rios voadores com a transposição da massa de umidade para o centro do continente, interferindo na regulação climática e nas chuvas, em todo o continente, entre outras riquezas que precisam ser salvas e conservadas por toda a humanidade.

Fonte: Contag