Representante da CTB Minas toma posse no Conselho Municipal de Saúde

Na última quinta-feira (4/8), tomou posse a nova composição do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte na gestão 2022/2024. A CTB Minas será representada por Cleonice Coura Coutinho.

“No Conselho, os trabalhadores exercem seu direito de cidadania ao participar da execução das políticas públicas de saúde”, afirmou Cleonice sobre a importância da participação da CTB. “As políticas e decisões tomadas pelos conselheiros são determinantes para o município”.

Para ela, a expectativa é construir e fortalecer a saúde no município, com uma política de saúde justa, participativa e que abranja, de fato, as pessoas e as suas necessidades. “Estamos vivendo momentos muito difíceis, com o SUS ameaçado de ser privatizado e perder o caráter da gratuidade. Há uma redução significativa de repasse de verbas, o que impede uma saúde de qualidade e um acesso equânime e universal”, explica.

“A nossa luta enquanto trabalhador é que o SUS não se perca nessa política que vem sendo praticada. E que a CTB possa contribuir nessa luta. O SUS é nosso, é do trabalhador, é do cidadão”, disse.

Entre as funções do Conselho estão o acompanhamento das atividades realizadas pelo SUS, o controle da execução da política de saúde e a construção de novas políticas públicas. O Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte tem caráter deliberativo.