Presidente eleito da Argentina pede Lula Livre

O peronista Alberto Fernández foi eleito novo presidente da Argentina nas eleições realizadas domingo (27). Com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice na chapa, ele derrotou o atual mandatário, Mauricio Macri, obtendo mais de 48% dos votos contra 40,46% do adversário. No discurso em que comemorou a vitória, o novo governante defendeu a imediata liberdade de Lula.

“Hoje, 27 de outubro, é dia do aniversário de Lula. Ele que é um homem injustamente preso e temos que seguir pedindo por sua liberdade. Lula Livre”, exclamou.

O resultado das eleições traduz uma derrota do neoliberalismo e dos Estados Unidos no continente americano. O presidente da extrema direita brasileira, Jair Bolsonaro, sentiu o golpe e, atropelando mais uma vez os princípios e tradições da diplomacia brasileira, declarou que a Argentina escolheu errado e que, por isto, não vai parabenizar Fernández.

A vice-presidenta eleita, Cristina Kirchner, por seu turno parabenizou o presidente boliviano Evo Morales pela reeleição e alertou que os acontecimentos recentes na Argentina, no Chile e no Equador mostram que os povos latino-americanos já não suportam mais as políticas neoliberais fundadas na austeridade fiscal, nas privatizações, desnacionalização e desindustrialização, reduções de direitos e cortes de programas sociais.

Confira o vídeo!