Povos indígenas brasileiros lideram protestos internacionais do “Janeiro Vermelho”

Manifestantes foram às ruas em várias cidades do mundo protestar contra as perseguições e massacres e cobrar respeito e proteção ao povo indígena.

 

Inúmeros protestos para combater as políticas anti-indígenas de Jair Bolsonaro estão ocorrendo no Brasil e em outros países, de acordo com informações do Portal Survival. Em Londres os manifestantes exibiram cartazes com os dizeres “Sangue Indígena, nenhuma gota a mais!”, “Pare o genocídio no Brasil” e “Bolsonaro: proteja as terras indígenas”.

Os protestos estão sendo promovidos pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que lançou a campanha “Sangue Indígena – Nenhuma Gota a Mais”. As atividades realizadas ao longo deste mês configuraram o “Janeiro Vermelho”.

Entre outras medidas, Bolsonaro transferiu a Funai para o novo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, liderado pela pastora evangélica Damares Alves, acusada de sequestrar uma menor indígena. Além disso, encorajados pelo presidente e por sua longa história de retórica anti-indígena, aumentaram muito os ataques de fazendeiros e pistoleiros contra as comunidades indígenas.

O território dos Uru Eu Wau Wau, por exemplo, foi invadido, colocando em risco indígenas isolados. Outro caso mostra que centenas de madeireiros e colonos planejam ocupar a terra dos Awá, um dos povos mais ameaçados do mundo.

A APIB afirmou: “temos o direito de existir! Não vamos recuar. Não vamos hesitar em denunciar esse governo e o agronegócio nos quatro cantos do mundo”.

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) afirmou: “Nós, povos indígenas, estamos na linha de frente das ameaças porque sem território, deixamos de existir”.

Genocídio

O diretor da Survival International, Stephen Corry, declarou: “tendo sofrido 500 anos de genocídio e massacres, os povos indígenas do Brasil não ficarão intimidados pelo presidente Bolsonaro, por mais ofensivas e antiquadas que sejam suas opiniões. E é inspirador ver quantas pessoas ao redor do mundo estão ao lado deles.

Os protestos estão acontecendo no Brasil e em Berlim (Alemanha), Madri (Espanha), Milão (Itália), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Los Angeles, São Francisco e Washington (EUA), Paris (França), Zurique (Suíça) e outras cidades.

Fonte: Fórum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.