Portuários entregam proposta de defesa da soberania portuária a Lula

Depois que Bolsonaro privatizou o primeiro porto do Brasil, o porto de Vitória, no Espírito Santo, os portuários estão ainda mais preocupados com o processo de entrega da soberania portuária do país. Recentemente, o Sindicato dos Portuários de São Sebastião (SP), junto às Federações dos Portuários (FNE, FNP e FENCCOVIB), entregaram ao pré-candidato à presidência, Lula, um documento que denuncia o processo de venda e privatizações de Bolsonaro e propõe a proteção dos portos do Brasil.

A entrega aconteceu durante o encontro dos Sindicalistas com Lula, na última quinta-feira (14), em São Paulo, e contou também com a participação do deputado Alexandre Padilha (PT-SP).

Depois de leiloar o porto de Vitória, o presidente Bolsonaro já anunciou que pretende realizar a concessão dos portos de São Sebastião, Santos e Itajaí ainda este ano. Com isso, passa a autoridade portuária para a iniciativa privada e perde a visão pública dos serviços portuários. Todo o processo está sendo feito sem diálogo com a base dos trabalhadores dos portos.

O documento entregue a Lula traz a visão dos trabalhadores portuários brasileiros se contrapondo à proposta de privatização dos portos defendida e praticada pelo atual Governo Federal. E, ao mesmo tempo são apresentadas várias sugestões para a política portuária a ser aplicada pelo futuro presidente.

Diante da iminência de privatização de mais portos, os trabalhadores portuários pediram a Lula um posicionamento como gesto fundamental para se contrapor ao entreguismo bolsonarista.