Poços de Caldas: CTB-MG repudia agressões de vereador contra sindicalistas

A CTB Minas emitiu, nesta quinta-feira (24), nota de repúdio contra o vereador Diney Lenon (PT) pelas agressões proferidas contra as lideranças femininas do Sindicato dos Servidores Municipais de Poços de Caldas (Sindserv).

Em manifestação de rua pela reposição do piso do magistério, nesta segunda-feira (21), o vereador tentou interferir nos trabalhos da Comissão de Greve, intimidando e atacando as diretoras mulheres da categoria, em especial a presidenta do sindicato, Marieta Carneiro.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO CONTRA O VEREADOR DINEY LENON

A CTB Minas repudia veementemente as agressões machistas e covardes do vereador Diney Lenon, do PT de Poços de Caldas, contra as lideranças femininas do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), em especial contra a presidenta Marieta Carneiro.

Em manifestação de rua dos servidores, o parlamentar tentou intimidar a comissão de greve, que tem plena autonomia para debater com a Prefeitura os rumos da paralisação.

Ao perceber que não tinha nem poderes nem argumentos para ingerir nos trabalhos da Comissão – da qual sua própria esposa faz parte –, ele passou a atacar especialmente as diretoras mulheres da categoria, em cenas lamentáveis que foram registradas pela imprensa local.

Além disso, Diney tentou manipular os manifestantes presentes no protesto para que também recorressem às provocações e baixarias contra a presidenta.

Vale lembrar que, embora seja professor da rede municipal, Diney não estava sindicalizado até esta semana, numa demonstração de seu desapreço pela organização dos trabalhadores do serviço público. Apenas na terça-feira (22) o vereador assinou sua associação ao SindServ.

O machismo – que é sempre condenável – se torna ainda mais grave quando envolve abuso de autoridade, vindo de um representante de um partido do campo progressista e popular, eleito democraticamente.

Deixamos nossa solidariedade à diretoria do SindServ e à Comissão de Greve, que, com muita luta e dignidade, têm atuado à altura das causas dos servidores municipais de Poços de Caldas.

Belo Horizonte, 24 de março de 2022.

Valéria Morato – presidenta da CTB Minas