Pobreza aumenta no Brasil, mostra pesquisa

A crise econômica e a política de austeridade imposta pela agenda neoliberal eleva a pobreza no país. Não precisa ser um expert em números para perceber. O salário achatou e não acompanha a alta dos preços dos produtos e serviços.

Fazer planos com o dinheiro do mês ficou no passado. Segundo pesquisa do do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o brasileiro está 8,6% mais pobre.

A comparação é feita com o primeiro trimestre de 2014. Portanto, quando o país ainda era governado pelas forças progressistas e gerava emprego e renda. O levantamento mostra ainda que a economia brasileira encolheu 0,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre fim do ano passado.

O PIB (Produto Interno Bruto) fechou 2018 em 1,1%. Nas duas décadas anteriores ao início da recessão, o país crescia em torno de 2,5% ao ano. Estimativa do IBGE revela que se a economia voltar a crescer neste ritmo, a renda per capita só retomaria ao registrado em 2014 em 2024. Mais uma década perdida.

Com informações de bancariosbahia.org.br