Penha Mesquita: Em defesa dos que mais precisam

Em meio a todas as crises atuais no Brasil (econômica, ética, social, com desemprego em níveis recordes, precarização do trabalho, perda de direitos, aumento do desalento, da fome, da miséria, dos cartazes nos semáforos de gente implorando ajuda), precisamos ter força e saber que é mais necessário lutar e construir dias melhores. Principalmente para quem mais precisa.

Em todo o estado do Ceará, dezenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras vivenciam todos os dias consequências pesadas dessa realidade, situações limite, desafios gigantescos. São colegas de áreas como limpeza pública e asseio e conservação, acostumados a ganhar muito pouco, a trabalhar muito e a, infelizmente, ver os seus direitos mais básicos serem frequentemente desrespeitados.

Infelizmente, em nosso estado e nosso País, muitas grandes empresas que investem milhões para posar como “socialmente responsáveis” também adotam como prática permanente desrespeitar direitos desses trabalhadores mais frágeis. Os que costumam ser “invisíveis” aos olhos da sociedade.

Talvez muitos leitores de O Povo se surpreendam ao saber que grandes empresas cearenses têm como método demitir trabalhadores terceirizados e não lhes pagar os direitos básicos, como rescisão contratual, FGTS, férias, 13º proporcional… O Governo do Estado do Ceará também reduz salários ou compactua com a diminuição da remuneração de quem já ganha tão pouco. Triste!

Tudo isso acontece em pleno 2022, quando se acreditava que o Brasil já teria avançado rumo a menos desigualdades. Aconteceu o contrário, desde o golpe de 2016 e a “deforma trabalhista” que só retirou direitos, aumentou o desemprego, a fome e a miséria.

O Seeaconce luta para que esses trabalhadores e trabalhadoras sejam visíveis, respeitados e tenham com quem contar. Prestamos apoio, defendemos direitos, realizamos manifestações, recorremos à Justiça. Neste 3 de março, um novo ciclo dessa luta se inicia, com a posse da nova diretoria da entidade, eleita com mais de 98% dos votos válidos. Dia e noite vamos estar ao lado da categoria. E convidamos toda a sociedade a refletir sobre esses trabalhadores, essas pessoas, olhando-as de outro modo e valorizando, pra valer, sua atuação.

* Penha Mesquita é a presidenta recém-eleita do Seeaconce (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, Locação e Administração de Imóveis Comerciais, Condomínios, Imobiliárias e Limpeza Pública do Estado do Ceará)