Presidente da CTB defende frente ampla para barrar o golpismo e derrotar Bolsonaro

Ao participar do Ato em Defesa da Justiça Eleitoral e da Não Violência, na noite deste segunda-feira (1) no Rio de Janeiro, o presidente da CTB, Adilson Araújo, defendeu a formação de uma ampla frente política e social para fazer frente à ofensiva golpista de Jair Bolsonaro, que promete um novo capítulo para o próximo 7 de setembro. Ao mesmo tempo, o sindicalista reiterou a necessidade de intensificar a campanha política para alcançar uma vitória ainda no primeiro turno das eleições presidenciais, derrotando Bolsonaro e elegendo candidatos e candidatas alinhadas com a classe trabalhadora para o Congresso Nacional, bem como governos e legislativos dos estados. “É importante mudar a composição do Congresso Nacional”, sublinhou. Leia abaixo, na íntegra:

O povo brasileiro vive um momento doloroso e decisivo de sua história. O governo do senhor Jair Bolsonaro, hoje líder da extrema direita brasileira, é uma tragédia nacional sob todos os aspectos. Nele, o Brasil voltou a integrar o Mapa da Fome da ONU. Temos mais de 116 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Uma vergonha, ainda maior quando se considera que nosso país está entre os quatro maiores exportadores de alimentos do mundo.

Por conta do negacionismo obscurantista do presidente, a pandemia do coronavírus ceifou a vida de centenas de milhares de brasileiros e brasileiras. Foram registradas 679 mil mortes por Covid-19 até a tarde desta segunda-feira.

As políticas de restauração neoliberal subtraíram direitos sociais, precarizaram o mercado de trabalho, condenaram a economia à estagnação, enfraqueceram o Estado nacional e estão destruindo a ciência, privatizando empresas públicas e também a educação e a saúde. A corrupção corre solta em Brasília, frequenta os ministérios e no Congresso, dominado pelo fisiologismo do Centrão e Arthur Lira, é alimentada pelo chamado orçamento secreto

A taxa de desemprego segue nas alturas, embora tenha caído um pouco ao longo deste ano. A população trabalhadora subutilizada totaliza 24,7 milhões de pessoas. Os valores reais dos salários estão sendo corroídos impiedosamente pela inflação e a maioria dos acordos e convenções coletivas são fechados com reajustes inferiores ao INPC, conforme levantamento do Dieese.

Assistimos o crescimento da intolerância, do racismo e da violência contra mulheres, negros, índios e população LGBTQIA+. O cardápio reacionário servido pelo Clã Bolsonaro é temperado pela retórica e conduta golpista, que não devemos subestimar. O governo encaminha a nação brasileira na direção da barbárie neofascista.

Para deter Jair Bolsonaro a CTB defende a constituição de uma ampla frente política e social em defesa da democracia e contra o golpismo e compreendemos que passos importantes neste sentido estão sendo dados. Temos um forte sinal disto na adesão ao manifesto pela democracia lançado pela Faculdade de Direito da USP, que já reuniu até a tarde de hoje mais de 650 mil assinaturas. É fundamental trabalhar, ao mesmo tempo, para derrotar Jair Bolsonaro no pleito de outubro, se possível já no primeiro turno para prevenir arroubos golpistas, e também eleger para o Congresso Nacional, assembleias legislativas e governos estaduais candidatos e candidatas comprometidas com a valorização do trabalho, a democracia, a soberania e o desenvolvimento nacional. É preciso alterar a composição do Congresso Nacional, reduzindo o espaço da direita e extrema direita