Pela valorização do trabalhador

Professores e auxiliares administrativos da rede privada de ensino de todo o Estado estão chamados a participar de uma grande campanha que será lançada no dia 7 de fevereiro visando a valorização desta importante categoria de trabalhadores.

Atuando dia a dia nas salas de aula ou no setor administrativo das escolas e faculdades privadas, nós, trabalhadores, somos responsáveis por parcela importante da formação educacional de crianças, jovens e adultos. Enquanto professores, investimos tempo e conhecimentos na preparação de aulas e provas, acompanhamento de trabalhos, realização de eventos culturais, esportivos e educativos. Enquanto auxiliares administrativos, zelamos pela boa organização dos processos internos das instituições de ensino.

Portanto, somos parte importante do sustentáculo dos estabelecimentos de ensino, sem o qual o processo educativo jamais poderia ocorrer a contento.

Lamentavelmente, não temos visto por parte de parcela considerável do empresariado desse setor o reconhecimento de nosso valor. Nas negociações coletivas, as propostas feitas visam sempre a redução de direito, em muitos casos disfarçada de “flexibilização”. Não é justo querer que o trabalhador sempre pague a conta, seja pelas crises internas decorrentes da má administração de empresas, seja pela crise econômica em âmbito mais geral, provocada pela própria ganância e irresponsabilidade dos donos do capital.

É preciso valorizar este que é o alicerce de toda atividade empresarial, o trabalhador.

Merecemos salários que nos permitam usufruir de qualidade de vida, sem que seja necessário nos desgastar com cargas horárias excessivas. Merecemos remuneração pelo tempo investido em “horas-extras” disfarçadas, decorrentes da realização de atividades extra-classe. Merecemos mais tempo para lazer, cultura, aprendizado.

Este é o verdadeiro sentido da campanha de valorização que será desenvolvida neste ano pelo SINTRAE-MT, sindicato que representa os trabalhadores do ensino privado de Mato Grosso. Ao longo do ano, serão desenvolvidas ações relacionadas com as áreas de saúde, cultura, esporte, lazer, formação e aperfeiçoamento profissional, melhoria do salário, entre outras.

Será uma agenda diferente, cheia de trocas de experiência, abordando importantes temas e aspectos relacionados com a categoria, nossos problemas, dilemas e, sobretudo, direitos, o que, certamente, contribuirá com a elevação da auto-estima enquanto profissionais e seres humanos transformadores. Esperamos contar com todos e todas em mais essa importante jornada!

Nara Teixeira é presidente do SINTRAE-MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.