Para avançar nas conquistas da classe trabalhadora

Eleições impõem o desafio de elegermos candidatos comprometidos com nossas bandeiras de luta.

Daqui a menos de dois meses, iremos às urnas para eleger presidente e vice, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Nesse processo, estão em jogo projetos de governo e de poder que afetam direta e indiretamente a vida dos brasileiros em geral e dos trabalhadores em particular. Por isso, é fundamental que os trabalhadores e as trabalhadoras estejam conscientes da importância de votar em candidatos comprometidos com a luta por melhores condições de vida e pela continuidade do projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho e distribuição de renda. Isso passa pela aprovação de projetos como o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salário e a revogação do debate sobre o Projeto de Lei 4.330 que trata da terceirização.

Os trabalhadores devem entender que essas pautas trabalhistas só não avançam na velocidade que desejamos porque continuamos elegendo políticos que têm compromisso e rabo preso com o setor patronal. Para mudar este quadro, é fundamental debatermos política em nosso dia a dia nas fábricas, em nossas casas e com nossos amigos, pois só assim elevaremos a consciência da população de que precisamos ter deputados, senadores, governadores e presidente (a) que realmente vão defender nossas bandeiras de luta para garantir um futuro melhor a toda a classe trabalhadora do país.

Nós, do SindMetal, da CTB e da Fitmetal, temos lado e lutamos pela continuidade do ciclo de desenvolvimento que teve início em 2003 com a eleição do ex-presidente Lula. Lembramos muito bem de como era viver no país 10 anos atrás, quando cada família tinha sempre duas ou três pessoas desempregadas e as oportunidades só chegavam até os mais ricos. Hoje estamos vivendo uma época de praticamente pleno emprego e aumento gradativo no poder de compra dos salários. Claro que ainda falta avançar muito, mas seguramente estamos seguindo no caminho certo. Temos que continuar fazendo nossa parte, cobrar, mobilizar e pressionar para que nossa agenda seja atendida e valorizada pela classe política. Esta luta deve ser de todos nós!

José Francisco Salvino – Buiú – é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal)

Compartilhar: