O protagonismo da agricultura familiar

Minas Gerais sempre se destacou no cenário nacional pela sua grande capacidade na produção de alimentos. O que boa parte da população desconhece é que essa produção está ancorada na agricultura familiar, que, até há pouco tempo, caminhou em passos tímidos. O segmento vem ganhando força, e atualmente responde por mais de 70% da produção de alimentos. O que servia apenas para subsistência da família tornou-se uma opção de negócios, gerando renda, emprego e abrindo novos mercados para agricultores e agricultoras familiares.

A agricultura familiar é responsável por mais de 70% dos empregos gerados no campo, contribuindo para a diminuição do êxodo rural. A estrutura segue um sistema simples, com a administração e a mão-de-obra a cargo dos membros da família. As práticas produtivas visam o manejo sustentável, ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. O diferencial está também na diversificação de cultivos, sem o uso de agrotóxicos ou conservantes. Isso faz com que os alimentos que chegam às nossas mesas tenham mais qualidade e sanidade.

Minas Gerais tem um papel de grande destaque no cenário nacional. Representa o segundo Estado com maior concentração de estabelecimentos familiares produtivos do Brasil. Além disso, Minas conta com uma variedade de produtos como doces e cachaças, que já são tradicionais no mercado, e outros que têm também forte representatividade como o arroz, café, feijão, milho, leite, mandioca e seus derivados. A horticultura também começa a mostrar sua força, abastecendo desde pequenos mercados a grandes distribuidores como o Ceasa.

No entanto, há muito ainda a ser feito. É preciso definir estratégias de desenvolvimento rural que priorizem o fortalecimento e a expansão das cadeias produtivas; criar sistemas de organização e armazenamento da produção, utilizando novas tecnologias e auxiliando os agricultores nas suas atividades rotineiras; além de melhoria das estradas, que são as formas de escoamento da produção.

Outro fator importantíssimo é a divulgação desses produtos para o mercado consumidor. Precisamos incentivar os eventos que dão destaque e possibilitem a esses agricultores e agricultoras a divulgar a qualidade e diferenciais de seus produtos em relação à produção em grande escala. A divulgação é a melhor forma de conquistar novos mercados, possibilitando que os produtos extrapolem fronteiras. Pensando nisso, é que a Fetaemg, numa ação pioneira no Estado, vem realizando a cada ano a Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (AgriMinas). E já nesta décima edição, reafirmamos, mais uma vez, o potencial da nossa Feira como importante evento para o fomento das atividades do setor e principalmente, para a abertura de novos mercados para os produtos da agricultura familiar.

Vilson Luiz da Silva é secretário de Finanças da CTB e presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetaemg) 

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