Importância dos cursos

A experiência que a Secretaria de Formação da CTB desenvolve, em convênio com o CES (Centro de Estudos Sindicais) e com apoio das CTBs estaduais, de colocar em prática a proposta de formação é muito gratificante. Em todos os estados em que realizamos o curso, houve uma participação efetiva dos/das sindicalistas. O importante dessa formação é que as pessoas compreendem a necessidade e importância desses cursos. A participação da juventude chama atenção e mostra que a CTB está correta quando afirma que a prioridade do trabalho com a juventude e as mulheres deve fazer parte dos princípios da CTB.

Conhecer a realidade do movimento sindical (sua história, suas lutas e concepções) é para os cetebistas uma vontade crescente. Saber das várias transformações no mundo do trabalho para apresentar propostas de táticas de atuação na tentativa de mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras reforça a convicção de que é imprescindível a formação e que essa formação se dá cotidianamente: nos cursos, seminários, nas lutas e nos estudos individuais.

Temos certeza de que após essa nossa  experiência, com  realização de cursos em todo o  país, muito contribuímos para fortalecer  a concepção classista de atuar com os princípios da liberdade, da unidade, da democracia, da independência de classe, do socialismo, da solidariedade  e a convicção do  pertencimento de classe.

 A CTB sairá mais forte, mais enraizada na base e com condições reais de um crescimento qualificado. E podemos reafirmar com o revolucionário cubano José Marti: “ser culto é o único modo de ser livre”.


Celina Âreas é dirigente do SINPRO/MG e diretora de Formação e Cultura da CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.