III Conferência Global sobre Trabalho Infantil

Foi convocada para outubro de 2013 a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil – CGTI. A CTB foi convidada a participar na comissão organizadora da referida conferência pelo segmento dos trabalhadores. A CGTI foi convocada por organizações governamentais e não governamentais de vários países do mundo. O tema da II CGTI é “Estratégias para Acelerar o Ritmo da Erradicação do Trabalho Infantil”.

Os trabalhadores têm interesse em erradicar o trabalho infantil. E nossas organizações sindicais defendem o fim do trabalho infantil por várias razões. Do ponto de vista ético é impossível convivermos com crianças executando trabalho que deveria ser de adultos. E principalmente por defender que lugar de criança é na escola.

No Brasil existem muitas crianças e adolescentes até 17 anos trabalhando irregularmente. Dados da Organização Internacional do Trabalho – OIT contabilizam 3,1 milhões de crianças e jovens brasileiros nessa situação. O Brasil tem reduzido a pobreza e a pobreza extrema, porém os dados quanto ao trabalho infantil continuam elevados. A situação é pior em outros países, principalmente na África e na Ásia. A OIT confirma 215 milhões de crianças e adolescentes em piores condições de trabalho em todo o mundo, com elevados índices nos dois continentes citados e na América Latina e Caribe.

A previsão de participação da III CGTI é de 183 países e de 1.200 delegados, entre nacionais e internacionais. O governo brasileiro será o responsável pela organização e infraestrutura da III CGTI. Essa conferencia é tripartite, além dos governos, participarão empresários e trabalhadores. O sindicalismo classista tem importantes contribuições a dar nessa luta global pela erradicação do trabalho infantil.

Carlos Rogério de Carvalho Nunes é secretário de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB.