Greve nacional dos petroleiros: unidade e luta classista

A greve é um valioso instrumento para a formação da classe trabalhadora para si. É um MEIO decisivo para tentar diminuir circunstancialmente a diferença de forças entre o capital e o trabalho diante de um impasse concreto.

A contextualização política e econômica

Perceber e aproximar-se o máximo possível sobre o ambiente político e econômico compõem uma metodologia estruturante e decisiva numa batalha dessa envergadura.

Os CETEBISTAS petroleiros compreendem que novos centros do dinamismo econômico e produtivo vão criando novas tendências políticas e sociais. Uma nova divisão internacional do trabalho se desenvolve potencializando, a partir de centros – velhos e novos – um novo padrão-paradigma para os direitos sociais e trabalhistas e esse processo vem influenciando essa pauta mundo afora. No Brasil, o exemplo mais concreto manifesta-se através do projeto de lei 4.330.

Novos rumos?

No plano econômico, os impactos dessa crise no Brasil estão crescentes. No que pese os efeitos sociais, distintos de outros centros, as flexões governamentais frente às pressões sobre o câmbio e as taxas de juros, tendem a propiciar um déficit recorde nas contas correntes deste ano no país.

O resultado dessa escolha política ameaça o esforço anterior por um ritmo desenvolvimentista maior. Esse quadro explica o discurso da presidenta Dilma Rousseff nos Estados Unidos, num encontro com investidores internacionais, onde ela disse, grosso modo: “Venham de onde vier, respeitaremos os contratos e teremos o que disponibilizar.” Sem nenhuma xenofobia – até porque concordo com a vinda, desde que focada e regulada como a experiência chinesa – essas afirmações reforçam que as disputas pelos rumos devem ser intensificadas pelos trabalhadores.

2014: incerto e aberto

Na política, o governo reequilibra-se após o advento de junho. Antecipada pelas oposições, o processo eleitoral 2014 tem sua temperatura elevada com a criação de novos partidos políticos e as novas filiações, com destaque para a de Marina Silva ao PSB “de” Eduardo Campos. Em sua primeira abordagem pública sobre a macroeconomia brasileira, ela disse, também grosso modo: “Voltemos ao tripé macroeconômico do governo Fernando Henrique Cardoso”. Um abominável acordo tácito entre a burguesia brasileira, o rentismo nacional e o internacional implantado em 1994. Percebe-se que a direita conspira também através de suas reservas. O ambiente eleitoral está em aberto e incerto para o próximo ano.

Esse quadro tem impacto direto sobre os bancos públicos e as empresas estatais. Sobre eles, induzem a reduzirem suas intervenções públicas. O BNDES é o exemplo mais recente. Já nas atividades de serviços, logística e industrial, implementam o compartilhamento na gestão e no investimento.

A Petrobras

A Petrobras sofre esses efeitos atualmente e também um impacto anterior bem maior: O de se adaptar ao modelo e referenciais gerenciais da presidenta da República. Dilma Rousseff, enquanto ministra, era o centro da divergência com os rumos dados pelo gestor Sérgio Gabrielli. Desde então ela já defendia a meritocracia e os demais valores gerenciais da engenharia. Para cumprir esse papel, foi nomeada a engenheira Graça Foster.

Com essas premissas, a nova presidenta revisou o plano estratégico da Petrobras, seus investimentos, com destaque para as refinarias no Nordeste, os contratos e implantou programas que desmobilizam ativos e reduzem o custeio de pessoal.

A oportunidade

Portanto, não precisaria de muita ciência política para projetar que essa situação – que os classistas a encaram como disputa de rumos sob a consigna da unidade e luta – mais cedo ou mais tarde levaria a conflitos e contradições e exigiria dos trabalhadores e das trabalhadoras um enfrentamento mais incisivo.

Bem-vinda à greve nacional dos petroleiros do Brasil!

Mãos à obra!


Divanilton Pereira é membro da Secretaria Sindical do Comitê Central do PCdoB, secretário das Relações Internacionais da CTB, secretário de Assuntos Jurídicos e Institucionais da FUP e membro da direção do SINDIPETRO-RN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.