Globo boicota a Rússia. Ingressará na Otan?

Por Altamiro Borges

Circula nas redes sociais a piadinha de que a Rede Globo ingressará na Otan, o braço armado dos EUA na Europa, antes mesmo da Ucrânia sob a presidência do neofascista Volodymyr Zelensky. A cobertura da emissora parece a de uma sucursal rastaquera do império. Agora, a Folha informa que a “Globo boicota Rússia e deixa de exportar novelas por causa da guerra”. Haja complexo de vira-lata!

Segundo a nota, “na trilha das empresas de entretenimento que se retiraram da Rússia ou interromperam negócios com o país de Vladimir Putin em sinal de protesto à guerra, a Globo decidiu suspender novos licenciamentos de produções russas para possíveis importações rumo aos seus canais de TV e streaming”.

Embora o país não seja um grande produtor para os catálogos dos canais Globo na tevê aberta ou por assinatura, conteúdos como filmes, séries e animações de origem russa saíram do radar de negociações da empresa brasileira. “O mesmo vale para a mão contrária, onde o comércio é mais intenso”.

Novelas e séries da emissora também deixarão de ser oferecidas à Rússia por tempo indeterminado. “Não há prazo para a retomada das operações de compra e venda de conteúdo com parceiros comerciais russos”, descreve a Folha. Atualmente, estão em exibição na TV aberta russa as novelas “Por Amor”, de 1997, e “O Clone”, de 2001.

Russofobia de Chacra, Pontual e outros

Conforme lembra a Folha, “a Rússia é um grande mercado para as novelas da Globo desde que ‘A Escrava Isaura’, de 1976, de Gilberto Braga, abriu portas para a emissora no mundo todo. Isso foi ainda nos idos da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Lucélia Santos é uma das brasileiras mais conhecidas na Rússia e Ucrânia em razão da novela”.

Essa tradição agora foi rompida em função da russofobia difundida pela mídia imperial e reproduzida na Globo com o seu complexo de vira-lata. Guga Chacra, Jorge Pontual e outros comentaristas da emissora até parecem porta-vozes da Otan na cobertura diária. Eles babam ódio!

Quando os EUA bombardearam o Iraque, a Síria ou o Afeganistão, matando milhares de civis e desrespeitando todas as normas internacionais, a TV Globo não teve a mesma atitude!