Fecosul completa 70 anos de história, lutas e conquistas

A Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – Fecosul – foi fundada em outubro de 1938. Foi um ato de audácia da esquerda metropolitana, desafiando o regime do Estado Novo. Tendo como líder e primeiro presidente Francisco Massena Vieira. A partir de 1943, a Fecosul passou por períodos de apatia e consenso com o governo, chegando a apoiar a ditadura militar.

A virada democrática veio em 1984 com a chegada de José Carlos Schulte à presidência. A Fecosul  passou a  ter um papel participativo e fundamental nas conquistas dos comerciários, e dos demais trabalhadores.

Nos anos 80, a Fecosul participou ativamente das lutas políticas sindicais e sociais no estado e no país. Nesta década aconteceram muitas greves, paralisações e também foram alcançadas as maiores conquistas e garantias nos dissídios, e que são mantidas até hoje.

Nos anos 90, A Fecosul foi uma trincheira de luta contra os ataques da política neoliberal que ameaçavam os direitos dos trabalhadores e extinção da CLT. Ainda, se posicionou radicalmente contra a Medida Provisória do governo FHC, que liberou o trabalho aos domingos no comércio em geral.

A atual diretoria continuará defendendo um sindicalismo classista, democrático e de luta. Tendo em vista a defesa de um projeto nacional de desenvolvimento com democracia e valorização do trabalho, valorização da categoria comerciaria e de prestação de serviços, através da regulamentação da profissão de comerciário,  na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, pelo fim do fator previdenciário e pela aprovação das convenções 151 e 158 da OIT. Pelo avanço das conquistas e melhores condições de trabalho, para que os trabalhadores tenham direito ao descanso, a qualificação, a educação, direito ao esporte, ao lazer, ao culto religioso, ao convívio com a família e com os amigos.

Que todos tenham qualidade de vida e desfrutem das riquezas que produzem no dia-a-dia de seu trabalho. 


Guiomar Vidor é Presidente da Fecosul e diretor executivo da CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.