Desafios dos povos do sul

Entre os dias 12 e 15 de dezembro acontece a Cúpula dos Povos do Sul na capital soteropolitana. O evento deve propiciar maior protagonismo aos movimentos sociais da América Latina. Nesses dias de intensos debates reuniremos as mais diversas cores, raças e credos.  As entidades devem se apropriar do ambiente político empreendendo esforços na construção de uma nova perspectiva social. Contudo, devemos intervir na elaboração de uma plataforma capaz de influenciar nas decisões e destinos essências para a implementação de projetos que encontre soluções para os problemas que afligem o nosso povo.

Os movimentos sociais da AL terão a oportunidade, com essa mobilização, de buscar intervir diretamente nas decisões que tomarão chefes de Estados de mais de 30 países. Estarão em debate, nos eventos oficiais com representantes de governos do MERCOSUL, América Latina, Caribe e México, pontos importantes como saídas para enfrentar a crise econômica mundial, os problemas ligados a fome e o combate a desigualdade social, o papel estratégico da matéria energética, preservação do meio ambiente, entre tantos outros.

Para responder estas questões as organizações sociais, de forma unitária, devem pautar as suas intenções com o foco nas alternativas que apresentem saídas enérgicas para o combate a crise, sobretudo, salvaguardando a manutenção de diretos e conquistas da classe trabalhadora. Criar condições objetivas para melhorar à qualidade de vida do nosso povo e as diferenças sociais.  Para os governantes este conjunto de ações e necessidades devem ser vistos como condicionantes e necessidade histórica de enfrentamento ao neoliberalismo, as mazelas do capitalismo e seu caráter excludente.

É nesse universo que precisamos enxergar como estratégia a edificação de um processo alternativo de poder político que tenha como centro a valorização do trabalho, a equidade entre os povos. Promover uma verdadeira efervescência política acerca da integração que aponte para a intensidade de pavimentação de um vigoroso projeto de desenvolvimento econômico, social, político e soberano.

Adilson Araújo  – Presidente da CTB Bahia.


CONFIRA A  PROGRAMAÇÃO:

CÚPULA DOS POVOS DO SUL
SALVADOR-BAHIA-BRASIL/ 12 A 15 DE DEZEMBRO DE 2008

Sexta – 12/12
Abertura – Ato Cultural com resgate histórico

Sábado – 13/12
09h ás 12h – Painel: A Integração Regional como Resposta Estratégica Frente à Crise Global
14h ás 18h – Soberania e Segurança Alimentar; Soberania Financeira;
Justiça Climática 

Domingo – 14/12
09h ás 12h – Soberania Energética; Direito a Cidade, Migrações e Direitos Humanos; Desmilitarização e Soberania Regional
14h ás 18h – Plenária Final

Segunda – 15/12
09h – Atividades Setorias Auto-Gestionadas
16h – Marcha dos Povos
19h – Ato Cultural Final

DELEGADOS DA CTB

Para prepararmos uma intervenção organizada a altura da nossa capacidade e do nosso efetivo compromisso com a construção da Cúpula dos Povos do Sul, buscamos centralizar as nossas inscrições através do e-mail [email protected]

Pretendemos com as confirmações das inscrições ter um panorama de quant@s dirigentes da CTB no Brasil irão participar do evento, contribuindo também para a boa distribuição nas discussões dos eixos temáticos.

Para participar você deve enviar uma mensagem eletrônica contendo nome completo, telefone e nome da entidade.

EIXOS TEMÁTICOS

•    A Integração Regional como Resposta Estratégica Frente à Crise Global
•    Soberania e Segurança Alimentar
•    Soberania Financeira
•    Justiça Climática 
•    Soberania Energética: Direito a Cidade, Migrações e Direitos Humanos
•    Desmilitarização e Soberania Regional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.