CTB Paraná alerta para importância do salário mínimo regional

Por Alexandre Silva, presidente da CTB/PR

A Direção da CTB Paraná alerta os trabalhadores e trabalhadoras do estado para a importância do debate que se dá neste momento sobre o Reajuste Anual do Piso Salarial Regional. Trata-se de patamar mínimo de remuneração do trabalho aplicado a sete diferentes categorias de atividades laborais ou Grandes Grupos Ocupacionais.

O Piso Salarial Regional deve sempre ser uma importante política pública, que faculte aos trabalhadores auferir uma contrapartida mais justa por seu trabalho. Um fator de equalização social, implementado pelos Estados que possuem economias mais dinâmicas.

A sociedade já entendeu que um Piso Salarial Regional mais elevado, como o paranaense, representa uma maior capacidade de consumo para as atividades econômicas locais, em especial nas cidades do interior, sendo um importante fator de distribuição de rendimentos pela sociedade.

Infelizmente, neste ano, as entidades patronais somente concordaram com o repasse do INPC nacional.

Contudo, os índices inflacionários para a capital do Estado do Paraná tem sido mais elevados do que para o restante do país. Esta inflação é atribuída ao aumento de preços administrados como combustível, energia elétrica, água e saneamento, itens que pesam mais no consumo das famílias de menor poder aquisitivo.

Além disso, a política do Banco Central de elevação dos juros da SELIC sinaliza forte deterioração das condições econômicas para o próximo período. Esta política é equivocada porque a inflação em curso não é de demanda.

A CTB Paraná sempre atuará para que os trabalhadores recebam justa remuneração por sua contribuição à formação da riqueza social. Nossa entidade recomenda que todos os trabalhadores filiem-se aos seus sindicatos.