CTB no combate à homo/lesbo/transfobia no mundo do trabalho

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou no último dia 1º de outubro de uma reunião em Brasília, juntamente com entidades da sociedade civil, do governo brasileiro e de organizações de direitos humanos internacionais, com o objetivo de iniciar um processo de discussão sobre o preconceito, a discriminação e a agressão aos homossexuais, lésbicas, transexuais no mundo do trabalho.

A reunião ocorreu na sede do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS – UNAIDS, e tem como objetivo “promover a implementação de marcos normativos nacionais e internacionais relacionados ao ambiente de trabalho no que concerne aos direitos fundamentais da pessoa humana, exercício pleno da cidadania, respeito à diversidade, combate à homo/lesbo/transfobia e redução da vulnerabilidade ao HIV”, como está expresso no documento inicial das entidades que participaram da reunião.

As instituições preliminarmente envolvidas na reunião são OIT, UNAIDS, PNUD e UE, assim como entidades nacionais de representação de trabalhadores, do governo federal, de entidades patronais e dos movimentos sociais.

É grave no Brasil a incidência da homofobia. Dados de pesquisa da Fundação Perseu Abramo registram que existe um grande preconceito aos gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis. Além do preconceito existe a violência e agressão física a esses grupos populacionais, em muitos casos resultando em mortes.

No mundo do trabalho é grave também o preconceito e a discriminação. A CTB defende o direito de todos ao emprego aos salários e às condições dignas de trabalho, sem discriminação alguma. E nesse sentido que reafirmamos nosso propósito de lutar por melhores condições nas relações de emprego e trabalho dos LGBT’s.

Carlos Rogério de Carvalho Nunes e secretário de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB.