Considerações sobre o preço do tomate

Apontado como o vilão da inflação, o preço do tomate começou a perder força recentemente. Motivo de muitas piadas, o produto virou fenômeno nacional e foi notícia no Brasil e no exterior.

Mas o que muitos não sabem é que, apesar de valorizado hoje, há bem pouco tempo o produto já chegou a valer R$ 5 a caixa e mesmo assim nossos agricultores não deixaram de plantar o fruto tão apreciado na mesa dos brasileiros. Pelo contrário, apesar das dificuldades, trabalharam mais de oito anos no prejuízo e somente agora estão conseguindo repor as perdas.

Tudo bem que chegar a valer R$ 100 a caixa pode parecer um pouco de otimismo em excesso. Porém, dizer que o aumento da inflação é culpa somente do fruto, aí já é um equívoco exagerado.

Por essa razão pergunto: será realmente que apenas um alimento é responsável direto pelo aumento da inflação, quando temos aumentos constantes nas tarifas de transporte público, no combustível, no aluguel e em outros itens diversos?

Além disso, fazer piadas para protestar contra o preço do tomate é uma grande afronta ao produtor, ao produto e à sociedade. Penso que deveríamos valorizar mais a nossa produção e aqueles que são responsáveis por cultivar mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Ao invés de ficarmos procurando um culpado, deveríamos exigir de nossos representantes preços mais justos e melhores condições de vida para os trabalhadores no meio rural com acesso a saúde e educação de qualidade, infraestrutura e tudo o mais que é disponibilizado no meio urbano. Pois somente assim teremos uma agricultura sustentável e gente mais feliz no campo.

Ao invés de ficarmos procurando um culpado, deveríamos exigir de nossos representantes preços mais justos e melhores condições de vida para os trabalhadores no meio rural.

José Walter Dresch é presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc).