Bolsonaro impõe privatização da Eletrobrás

Por Altamiro Borges

Apesar do desgaste causado pela CPI do Genocídio, o fascista Jair Bolsonaro, “laranja” do deus-mercado, segue “passando a boiada”. Na noite desta quarta-feira (19), a Câmara Federal aprovou, por 313 votos favoráveis e 166 contrários, o texto-base da MP-1031/21, que prevê a privatização da Eletrobrás.

A base governista – que na agenda econômica privatista junta a ultradireita bolsonarista, os fisiológicos do Centrão e o tal “centro civilizado” – passou o trator na votação do parecer do relator Elmar Nascimento (DEM-BA). A oposição esperneou e tentou obstruir a pauta, mas foi esmagada sem dó nem piedade.

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL) – que barganha cargos, emendas e outras coisinhas e, por enquanto, desempenha o papel de capacho do “capetão” – chegou a indeferir duas questões de ordem apresentadas pelo líder do PT, o deputado Bohn Gass (RS), na tentativa de retirar o projeto de votação.

O “laranja” da cloaca burguesa

Há muito tempo que a cloaca burguesa deseja privatizar a Eletrobrás. Logo após o golpe do impeachment contra Dilma Rousseff, o traíra Michel Temer incluiu a empresa no Plano Nacional de Desestatização (PND). Com a eleição do “laranja” Jair Bolsonaro, a proposta ganhou impulso e foi enviada às pressas ao Congresso Nacional em fevereiro passado.

O projeto aprovado é trágico para o povo brasileiro. Como tuitou o ex-presidente Lula, “a privatização da Eletrobrás vai elevar consideravelmente as tarifas de energia, levando a conta de luz a fazer companhia aos preços abusivos do gás de cozinha, da carne e dos demais alimentos que não param de subir”.

Em outro tuite, Lula alertou para “o risco de apagões, como o que aconteceu em novembro no Amapá. Uma série de falhas da empresa privada afetou o abastecimento de energia elétrica e água encanada, além dos serviços bancários, internet e telefonia, levando o caos à população”.

Entrega criminosa do patrimônio nacional

A Eletrobrás é a maior empresa de energia da América Latina. “São 48 usinas hidrelétricas, 62 eólicas, 12 termelétricas, duas termonucleares e uma solar. Além de mais de 70 mil quilômetros de linhas de transmissão, suficientes para dar uma volta e meia ao redor da Terra”.

Em outro post, Lula lembrou ainda que a Eletrobrás “foi responsável pela operação do programa Luz para Todos, criado no nosso governo, que levou energia elétrica a quase 17 milhões de brasileiros que viviam na escuridão em pleno século 21″. Para o ex-presidente, a privatização é crime!

“Privatizar a Eletrobrás é entregar de bandeja esse inestimável patrimônio duramente construído pelo povo brasileiro… É permitir que interesses privados passem a controlar as barragens e as vazões das águas, bem como o acesso a importantes fontes hídricas do nosso país”, conclui Lula.