Batinas alvoroçadas com o bispo reprodutor

“Às vezes, quero crer, mas não consigo. É tudo uma total insensatez”, cantavam Vinícius de Moraes e Toquinho numa de suas obras de sucesso. A constatação vem à mente neste momento em que saem à luz mulheres que afirmam ter filhos com o presidente paraguaio, Fernando Lugo, gerados quando ele, para todos os efeitos, era um virgem bispo e sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana. Uma de suas ex-concubinas afirma que ele é pai de pelo menos seis bastardos. A direita latino-americana – brasileira inclusive – assanha-se, porque Lugo é identificado com a democracia e a esquerda, palavras que causam ojeriza às elites regionais. E, pelo lado dos cristãos, o assunto reacende o debate sobre o celibato a que os seguidores do Vaticano se comprometem ao serem ordenados.

Em Mateus, 8:14, Jesus cura a sogra de Pedro (considerado pelos católicos seu primeiro papa) de uma febre – Pedro era, portanto, casado. Estudiosos afirmam que no início do cristianismo, o celibato era uma opção pessoal, geralmente adotada por eremitas e monges.

Quando, em 313 d.C, o Imperador Constantino tornou o cristianismo fé oficial, os dirigentes cristãos passaram a ser pagos pelos seus serviços eclesiásticos e a gozar privilégios especiais na sociedade romana. Os bispos passaram a  ser autoridade civil e jurídica. Os chefes da Igreja se tornaram hierarquia governante. Escreve o ex-padre John Shuster: “A igreja adotou a prática romana de permitir que somente os homens mantivessem a autoridade institucional. … O celibato foi criado”.

Segundo este autor, os romanos se abstinham “das relações conjugais, para conservar a energia, antes de uma batalha ou de um evento esportivo”, o que levou a que fosse ordenado aos padres “absterem-se de intimidade com suas esposas, na véspera da celebração das missas. … o celibato foi estabelecido como o mais elevado estado de santidade e consequente supressão do sacerdócio casado”.

Em 366, o papa Damásio proibiu os padres de ter relações sexuais com suas (deles) esposas. Em 385, são Sirício abandonou esposa e os filhos para ser papa e proibiu os padres de continuarem casados. Ele enviou carta a Himério de Tarragona (10 de fevereiro de 385) considerando ser um “crime” gerar filho muito tempo depois da ordenação, mesmo “da própria esposa”; “estejam todos os padres e levitas obrigados, por uma lei indissolúvel, a consagrar-se à castidade de coração e de corpo desde o dia da ordenação”, insistiu, pois considerava os atos sexuais “apetites obscenos”. Dois anos após sua morte (que ocorreu em 399), outro santo católico, Agostinho, escreveu: “Nada é tão poderoso para neutralizar o espírito de um homem como a carícia de uma mulher”.

Como em outros mistérios, foram interesses bastante terrenos que levaram a Igreja a investir contra o casamento dos integrantes da sua hierarquia, do padre ao papa e às mulheres que aderiam ou lhe eram entregues na condição de madres e freiras. No concílio de Trento, ocorrido entre 1545-63, o celibato foi adotado como regra. Segundo alguns estudiosos, para evitar que a Igreja perdesse posses em eventuais disputas de herança. A favor dessa tese, está o fato de que o papa Urbano II (eu legislou de 1088 a 1099) ordenou a prisão dos padres casados que ignorassem a lei do celibato e determinou a venda de suas esposas e filhos como escravos, com o dinheiro destinado à Igreja, para suas divinas obras. Daí a prática de padres que colocam suas posses em nome de familiares próximos (pais, irmãos, tios, primos), como forma de evitar que a Igreja açambarque tudo.

A fertilidade do ex-bispo e atual presidente paraguaio levou a que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Assembleia Geral em Indaiatuba, interior paulista, desde o dia 20, resolveu voltar a discutir (e, tudo indica, reafirmar) o celibato. O presidente da entidade, dom Geraldo Lyrio Rocha, inimigo da educação sexual nas escolas e do uso de camisinha (esta sua orientação parece ser seguida, ao menos às vezes, pelo paraguaio…) lamentou os episódios envolvendo seu ex-parceiro de batina.

Os que têm fé que continuem insistindo na ignorância sexual e descartando o uso da camisinha. Mas, convenhamos, Vinícius e Toquinho têm razão: “É tudo uma total insensatez”.

Carlos Pompe é jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.