Abin de Bolsonaro espionou 10 mil celulares

Por Altamiro Borges

Nesta semana, o jornal O Globo revelou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), durante as trevas de Jair Bolsonaro, monitorou ilegalmente mais de 10 mil celulares para rastrear a localização dos seus usuários. Diante da gravíssima denúncia do estado policial fascista, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou na quarta-feira (15) a abertura de investigação da Polícia Federal. O Ministério Público Federal (MPF) também já entrou no caso. O general-terrorista Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), será um dos alvos da apuração.

Programa “FirstMile” custou R$ 5,7 milhões

Segundo documentos revelados pelo jornal, a Abin usou um programa secreto para rastrear a localização de pessoas. Na prática, qualquer celular poderia ser monitorado sem justificativa oficial – o que é ilegal. A contratação do serviço, feita em caráter sigiloso, ocorreu em 26 de dezembro de 2018, nos estertores do governo golpista de Michel Temer. Mas a arapongagem foi plenamente usada nos três primeiros anos do covil fascista de Jair Bolsonaro. Até mesmo agentes da Abin foram rastreados, conforme revelou O Globo.

De acordo com a reportagem, a ferramenta “FirstMile” permitia monitorar os passos de até 10 mil proprietários de celulares a cada 12 meses e possibilitava identificar a “localização da área aproximada de aparelhos que utilizam as redes 2G, 3G e 4G”. Ainda segundo o jornal, o programa de monitoramento foi desenvolvido pela empresa israelense Cognyte e comprado por R$ 5,7 milhões no fim de 2018. O uso da ferramenta gerou críticas até de agentes da Abin, uma vez que a agência não possui autorização legal para acessar dados privados. Agora, os envolvidos estão na mira!

Polícia Federal vai investigar a ação fascista

“Nós tivemos a comprovação do uso indevido desse equipamento. E é claro que a investigação sobre espionagem ou sobre mau uso dos equipamentos da Abin será procedida pela Polícia Federal”, anunciou o ministro, que alegou que há “possíveis crimes contra a administração pública” e “de associação criminosa”. “A Abin faz inteligência de estado. Ela não investiga pessoas, juridicamente falando. Então, se há um rastreamento seu ou de qualquer cidadão, ou meu, é claro que isso não é missão da Abin. Quem investiga no Brasil são as polícias judiciárias com acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário”, explicou em entrevista à CNN-Brasil
No mesmo rumo, o MPF já abriu uma apuração preliminar. A “notícia de fato criminal” foi assinada pelo procurador Peterson de Paula Pereira, do Distrito Federal. No despacho, ele determina que seja investigada “suposta utilização ilegal de sistema capaz de monitorar a localização de qualquer pessoa por meio do número de telefone celular pela Abin”. Há ainda a possibilidade de o Senado aprovar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “Isso é muito grave e mostra o que foi o descalabro desses quatro anos, em que até a vida privada das pessoas foi perseguida”, justificou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Além do general-terrorista Augusto Heleno, o ex-chefe da Abin, Alexandre Ramagem, eleito deputado federal pelo PL, também está na berlinda. Procurado pela Folha, ele já tentou tirar o corpo fora. “Isso é com a Abin. Tem contrato, tem tudo. A contratação está toda regular. Se tiver algum questionamento, tem que fazer à Abin”. Nessa semana, o parlamentar bolsonarista contratou como assessor José Matheus Sales Gomes, que integrou – junto com Tercio Arnaud e Mateus Diniz – o famigerado “gabinete do ódio” do covil fascista, comandado pelo filhote 02 do “capetão”, Carluxo Pitbull.

As opiniões contidas neste artigo não coincidem necessariamente com os pontos de vista do Portal CTB