6º Encontro da Juventude do Foro de São Paulo

Reunidos em La Paz, jovens da América Latina debatendo o futuro da juventude em nossa região e no mundo, debateu-se a necessidade de uma integração de todos os jovens da América Latina, em prol de políticas que contemplem a juventude.

Vivemos hoje uma realidade que países como Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Equador, El Salvador e Nicarágua são liderados por governos progressistas, cada um com suas formas e especificidade, buscam enfrentar o capitalismo.

Também vivemos um momento eleitoral em outubro no Brasil, Uruguai e Bolívia. Os jovens que irão dar seu primeiro voto nesta eleição não sabem o que é um governo neoliberal como o dos anos 1990 e pior: tendem a ter um falsa ideia de mudança. Nós temos a obrigação de abrir os olhos destes jovens e reafirmar que as politicas implementadas nos países do campo da esquerda tem que continuar com o nosso norte que é o socialismo.

O protagonismo da juventude está vivo durante o 6º Encontro de Juventude do Foro de São Paulo, a juventude não é mais o futuro, a juventude é presente e temos que estar a frente dos processo revolucionários na América Latina, lutando e apoiando todas as aspirações de esquerda e socialista, tendo como maior bandeira a integração da juventude.

A frase mais falada no encontro foi “somos todos Hermanos” os jovens tem que seguir a luta por melhores condições de vida sem ser pragmático, são os jovens tem que ter um amor pelo América, uma juventude que lute contra o capitalismo imperialista que explora e mata em todo o mundo.

Os jovens presentes falaram da importância de retomar os espaços institucionais democráticos como a CELAC, ALBA, UNASUL e da necessidade de realizar uma Cúpula da Juventude da América Latina no primeiro semestre de 2015 para debater os desafios da juventude na região.  

A esperança que este 6º Encontro da Juventude, seja um marco na luta, organização e unidade da juventude pela integração da América Latina tendo assim uma juventude cada vez mais convencida e ideologicamente lutando pelo socialismo.

Vitor Espinoza é secretário da Juventude da CTB

Os artigos publicados na seção “Opinião Classista” não refletem necessariamente a opinião da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e são de responsabilidade de cada autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.