2022: um ano duro, difícil, mas a esperança venceu

Chegamos ao fim de mais um ano. E que ano. 2022 fica definitivamente na história como um dos anos mais terríveis para a humanidade, em especial para nós brasileiros.

O fascismo voltou à cena política com força na sociedade e também com expressão política. Diversos parlamentares e governos se elegeram e propagam ideias xenófobas, destilam ódio e exploram a classe trabalhadora.

O Brasil não ficou de fora. Jair Bolsonaro tentou de tudo nas últimas eleições para levar a cabo o projeto da ultradireita no país. Depois de 4 anos entregando o patrimônio, arrancando direitos, levando o povo à miséria, o Brasil se viu diante de uma encruzilhada histórica. Ou a consolidação da ultradireita no poder, a barbárie ou a alegria de volta, a esperança, um outro modelo de desenvolvimento. Vencida as eleições, novos desafios se voltam para a esquerda brasileira.

Para a classe trabalhadora está colocado o desafio de entender o jogo político desse governo multifacetado para que seja possivel revogar leis e decretos aprovados nos últimos seis anos, principalmente os contidos nas reformas trabalhistas e da Previdência, buscar constituir uma legislação que viabilize os empregos e uma política nacional de valorização dos sindicatos.

Não abriremos mão da unicidade sindical como buscaremos formas de sustentação material dos sindicatos. Sabemos que teremos muitas lutas pela frente. Mas de uma coisa temos muita certeza, o ambiente democrático se restabelecerá e nele, o diálogo terá espaço.

Boas lutas nesse próximo ano, reenergizados pela vitória eleitoral e com a esperanca renovada. Boas festas camaradas e lutemos todos como cetebistas que somos.

*Paulo Sérgio Farias – presidente da CTB-RJ