1º de Maio: passado, presente futuro dos trabalhadores

Vocês sabem por que o 1º de Maio é o Dia do Trabalhadores? A data é uma homenagem a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886, marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que protestavam contra as condições desumanas de trabalho e reivindicavam a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias.

Poucos anos depois, milhões de trabalhadores de toda a Europa e dos Estados Unidos saíram às ruas no dia 1º de maio e fizeram uma greve geral, em que os operários desfilaram pelas ruas de suas cidades para mostrar apoio à causa trabalhista. O dia passou a ser chamado de “Dia do Trabalho” e passava a comprovar o poder de organização dos trabalhadores em âmbito internacional.

Foi a partir desta grande mobilização que os trabalhadores começaram a ser mais respeitados pelos governantes e mais temidos pelos capitalistas. Passamos a ter leis que nos protegiam da ganância exploratória dos patrões e nos garantiam mais dignidade e qualidade de vida. No Brasil, o marco histórico foi o dia 1º de maio de 1943, quando o governo Getúlio Vargas criou a Consolidação das Leis do Trabalho, um verdadeiro patrimônio da classe trabalhadora que inseriu, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira.

Neste 1º de Maio de 2013 celebramos os 70 anos da CLT, porém com vários motivos para preocupação. São constantes as tentativas dos setores patronais de aprovar no Congresso projetos de leis que flexibilizam direitos dos trabalhadores. O trabalhador e o movimento sindical precisam estar muito atentos para evitar essas ameaças de volta ao passado.

O SindMetal está procurando fazer sua parte nesta luta. Nos últimos meses, os trabalhadores de uma grande empresa de Jaguariúna viveram momentos difíceis com a ameaça de ter que cumprir uma jornada de trabalho maior e perder diversas conquistas após a venda da companhia para outra multinacional. O Sindicato se uniu com os trabalhadores e, juntos, rechaçaram qualquer tentativa de nos fazer andar pra trás nas conquistas dentro da empresa.

Assim é a luta dos trabalhadores, cheia de desafios a todo instante. Não podemos jamais baixar a guarda, caso contrário, tudo aquilo que conquistamos ao longo do tempo pode voltar à estaca zero. Aos trabalhadores, a certeza de que lutar junto com seu Sindicato é continuar escrevendo esta grande história da classe trabalhadora.

José Francisco Salvino, o Buiú, é presidente do SindMetal Jaguariúna e Região