O longo e mortal bloqueio dos EUA a Cuba tem que acabar

Por 60 anos, o império dos EUA travou uma guerra econômica implacável contra a República de Cuba. Isso vem na imposição de sanções unilaterais, que até o momento custaram à ilha socialista mais de US$ 130 bilhões.

As sanções dos EUA, ou o “bloqueio”, atingem todas as partes da vida cubana. Eles restringem o acesso a medicamentos, alimentos, materiais de construção e, crucialmente, materiais para o desenvolvimento de vacinas, inclusive durante a pandemia de Covid-19. As sanções são projetadas para sufocar a economia de Cuba, restringindo as viagens e proibindo as empresas de negociar com Cuba se também desejarem negociar com os Estados Unidos.

Que justificativa os Estados Unidos dão para esse bloqueio desumano?

Diante do amplo apoio cubano a Fidel Castro e à Revolução no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, o Departamento de Estado dos EUA admitiu que a única maneira de minar o regime era fomentar a dissidência interna impondo dificuldades econômicas à população cubana. De acordo com um memorando interno infame escrito por Lester D. Mallory, vice-secretário de Estado adjunto para Assuntos Interamericanos, em 1960:

A maioria dos cubanos apoia Castro… O único meio previsível de alienar o apoio interno é através do desencanto e do desafeto baseado na insatisfação e na miséria econômica… todos os meios possíveis devem ser empregados prontamente para enfraquecer a vida econômica de Cuba… uma linha de ação para negar dinheiro e suprimentos a Cuba, diminuir os salários monetários e reais, provocar a fome, o desespero e a derrubada do governo.

Hoje, os Estados Unidos estão praticamente sozinhos na defesa do bloqueio. Em 2021, pelo 29º ano consecutivo, 184 Estados membros das Nações Unidas votaram a favor de uma resolução exigindo o fim das sanções, com apenas os Estados Unidos e Israel votando contra. Mesmo entre as nações imperialistas, o consenso global é claro: o bloqueio ilegal, imoral e mortal dos EUA a Cuba deve acabar.

Dobrar a aposta – Em vez de aceitar esse fato, os recentes governos intensificaram as sanções. Após sua ascensão, pensava-se que o presidente Joe Biden seguiria os passos de Barack Obama, que afrouxou algumas restrições impostas pelo embargo e restaurou as relações diplomáticas com Cuba. O primeiro ano de Biden no poder, no entanto, provou que ele ecoaria seu antecessor Donald Trump, cujo governo foi responsável por uma reversão do degelo cubano, impondo mais de 200 sanções adicionais e retornando à Lei Helms-Burton de 1996 para reclassificar a nação insular como um “Estado patrocinador do terrorismo” – e, assim, frustrando quaisquer esperanças de um respiro ao bloqueio dos EUA.

Biden retomou de onde Trump parou, deixando as novas sanções em vigor e adicionando sanções “direcionadas” a autoridades cubanas. Isso ocorreu em meio a um período sem precedentes de protestos públicos em Cuba devido à escassez pandêmica de necessidades como energia, remédios e alimentos – escassez resultante em grande parte do aumento das sanções sob Trump. Embora houvesse preocupações legítimas entre os cubanos que sofrem as dificuldades de uma pandemia global sob bloqueio, os protestos foram aproveitados por contrarrevolucionários apoiados pelos EUA e pela mídia liberal, incorporados pela hashtag “#SOSCuba”.

As tentativas dos contrarrevolucionários cubanos e dos Estados Unidos de fermentar a agitação em meio à escassez demonstram claramente que a estratégia dos EUA em relação ao bloqueio não se cessou desde 1960: “causar fome, desespero e derrubada do governo”. Uma das exigências da campanha “#SOSCuba” era pedir uma “intervenção humanitária” para “libertar Cuba” – um apelo velado à intervenção imperialista para subverter a Revolução Cubana.

Tais esforços foram em vão. Em resposta à ameaça contrarrevolucionária, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel dirigiu-se ao país na cidade de San Antonio de los Baños e convocou os cubanos a recuperar as ruas e defender a Revolução. Os cubanos de toda a ilha atenderam a esse chamado, chegando a um número que superou os comícios antigovernamentais. Esse foi o apoio ao governo que vários meios de comunicação ocidentais, incluindo o Guardian, o New York Times, a Fox News e o Financial Times, usaram fotos de comícios pró-governo para ilustrar sua cobertura de protestos contra o governo, fazendo parecer como se as grandes multidões apoiassem a mudança de regime na ilha.

A tentativa de exploração das dificuldades trazidas aos cubanos pelo bloqueio para pressionar pela mudança de regime saiu pela culatra. Supunha-se que o povo cubano afluiria aos protestos antigovernamentais; em vez disso, os protestos reforçaram a legitimidade do governo e o apoio à Revolução. Mesmo em seu propósito expresso de facilitar a mudança de regime, o bloqueio foi um fracasso abjeto. Na verdade, teve o efeito oposto.

Cuba além do bloqueio – Por 60 anos, então, o império dos EUA tentou subjugar Cuba a fome, e por 60 anos eles falharam. Então, por que o bloqueio persiste?

Basicamente, os formuladores de políticas dos EUA temem o potencial de desenvolvimento de uma Cuba socialista livre de sanções paralisantes. Em seu discurso à ONU em 2004, o ex-ministro cubano das Relações Exteriores Felipe Pérez Roque descreveu bem a situação:

[Os Estados Unidos] temem nosso exemplo. Sabe que se o bloqueio fosse levantado, o desenvolvimento econômico e social de Cuba seria vertiginoso. Sabe que demonstraríamos ainda mais do que agora as possibilidades do socialismo cubano, todo o potencial que ainda não foi plenamente implantado em um país sem discriminação de qualquer tipo, com justiça social e direitos humanos para todos os cidadãos, e não apenas para alguns.

Críticos do governo cubano afirmam que ele se utiliza da desculpa fácil do embargo para compensar o desgoverno e o inevitável fracasso do socialismo. Se for esse o caso, por que não levantar o embargo e ver por si mesmo? Os Estados Unidos estão bem cientes das conquistas da Revolução Cubana e não podem aceitar as ramificações de uma Cuba próspera enquanto permanece independente de seu próprio neocolonialismo.

Como todas as nações, Cuba sofre de uma série de problemas que irritam e frustram seus cidadãos, e nem todos podem ser atribuídos ao embargo. Da burocracia limitando os desafios cotidianos à corrupção, há uma variedade de questões aquém do ideal. A pandemia também causou estragos na indústria do turismo, uma fonte crucial de renda para Cuba, o que agravou a crise em que o país se encontra.

Em sua vigorosa defesa da Revolução, no entanto, o povo cubano mostrou que não quer uma mudança de regime. Em vez disso, há um amplo desejo de construir sobre a Revolução e avançar, em vez de regredir aos dias de exploração brutal pelo capitalismo gangsterista dos EUA.

Cuba pode ter vencido uma contrarrevolução, mas o bloqueio persiste e a subversão dos EUA continua. Enquanto o desenvolvimento cubano for sufocado pelo imperialismo dos EUA, são os cubanos comuns que sofrerão as consequências. Há apenas uma maneira de aliviar o sofrimento de Cuba a longo prazo, e a demanda é universal: o bloqueio dos EUA deve acabar.

Publicado originalmente na Jacobin Brasil

* Perry Blankson é estudante de mestrado na Universidade de Leeds e membro do Young Historians Project, além de membro do Grupo de Trabalho Editorial do History Matters Journal