Parabéns aos professores e professoras

Celebra-se nesta quinta-feira, 15 de outubro, o Dia do Professor e da Professora, em homenagem aos responsáveis por ministrar a educação e o conhecimento no país. Pela primeira vez, a data será celebrada sob a imposição do distanciamento social, devido à pandemia do covid-19, mas a nova situação vivida pela humanidade ressalta ainda mais o valor e a necessidade da categoria.

A educação tornou-se um fator-chave no desenvolvimento econômico e social das nações. A valorização das professoras e dos professores é uma condição para uma educação de qualidade, que deve ser garantida pelo Estado a todos os brasileiros e brasileiras, conforme deetermina a Constituição de 1988.

A luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade é uma marca da categoria, que todavia extrapola os seus próprios interesses e envolve setores muitos mais amplos da sociedade brasileira. A aprovação do novo Fundeb pelo Congresso Nacional, em contraposição à politica do governo Bolsonaro, é uma prova disto.

A CTB se integra às comemorações dessas trabalhadores e trabalhadores que no seu ofício ajudam a moldar a consciência da juventude brasileira e desenhar o futuro do país. E manifesta ativa solidariedade à luta em defesa da vida, do emprego e dos direitos da categoria, ameaçados nesta pandemia tanto pela pressão de empresários e do governo Bolsonaro pela convocação prematura para a volta às aulas presenciais quanto pela jornada excessiva do teletrabalho.

Viva o Dia da Professora e do Professor

Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)