Lula obtém vitória histórica no Brasil

Publicado 01/11/2022 - Atualizado 01/11/2022
São Paulo, 31 de outubro de 2022.
As forças democráticas e progressistas do Brasil, em especial o movimento sindical, celebram a histórica vitória de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Em acirrada disputa com o candidato de extrema-direita, Lula venceu o 2º turno das eleições com a votação de 60.345.999 votos, 50,90% do total dos votantes.
A vitória foi possível graças a uma ampla convergência de forças políticas e sociais que conseguiram enfrentar a despudorada ação do presidente derrotado, que consumiu bilhões de reais do orçamento público na vã tentativa de lograr maioria nas eleições.
O movimento sindical brasileiro, de forma unitária e militante, teve participação destacada neste processo eleitoral. De norte a sul do país a militância sindical demonstrou uma grande disposição de luta e a vitória alcançada fortalece bastante a luta para enfrentar o desemprego, a precarização do trabalho e o rebaixamento salarial.
Com o desfecho do segundo turno e o reconhecimento oficial do resultado das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral, Supremo Tribunal Federal e pelos presidentes da Câmara Federal e do Senado, o Brasil coloca um forte dique contra os intentos golpistas do presidente derrotado e se prepara para iniciar um novo ciclo político no país.
A posse do presidente eleito será no próximo dia 1º de janeiro de 2023 e a tarefa da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – em conjunto com o movimento sindical, é lutar para que o novo governo de reconstrução e transformação nacional consiga assegurar a democracia e abra um novo ciclo de desenvolvimento com valorização do trabalho.
Adilson Araújo Nivaldo Santana
Presidente Secretário de Relações Internacionais