Nota de repúdio à tentativa de assassinato de Élio Neves

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, presentando 27 Federações e 4000 sindicatos, vem a público para denunciar e repudiar o atentado a bala realizado na tarde deste domingo, 23/08/2009, contra o presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo – Feraesp, companheiro Élio Neves.

Não podemos admitir que em pleno século 21, no estado de São Paulo, o exercício da atividade sindical ainda seja alvo de um crime com elementos comuns aos assassinatos por encomenda. Mais do que isso, esse crime representa um grave atentado à organização sindical e às liberdades democráticas do país.

A Contag, e nossas Federações e Sindicatos filiados exigem das autoridades uma rápida e exemplar apuração, assegurando a punição dos executores e mandantes. Não podemos admitir a repetição do caso Margarida Alves e outros tantos  sindicalistas  que foram assassinados  em defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais , cujos mandantes nunca foram condenados pela justiça brasileira.

A direção da Contag solidariza-se com os familiares e companheiros de Élio Neves, neste momento difícil, desejando seu pronto restabelecimento.

Diretoria da Contag