Nota de apoio, congratulações e esclarecimento ao xxv congresso do Sindiupes.

A CTB-ES – CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL – Nacional e Seção Espírito Santo, vem a público manifestar seu apoio e apresentar suas congratulações aos trabalhadores e trabalhadoras em educação presentes ao XXV CONGRESSO DO SINDIUPES, que marca de maneira indelével a luta desses/as profissionais em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade em nosso Estado.

Essa tradição foi forjada na luta contra a ditadura, contra o abuso e o desrespeito aos direitos humanos, em defesa de uma sociedade democrática e plena de justiça social e merece o respeito e a estima dos trabalhadores e das trabalhadoras do nosso país e do nosso Estado.

A CTB – CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL, tem se posicionado intransigentemente em defesa da ratificação da Convenção 151 da OIT que garante aos servidores públicos o direito à negociação coletiva de suas condições de vida, trabalho e salário, assim como em defesa da educação pública, pela redução da jornada de trabalho sem redução dos salários e com valorização do trabalho, por um desenvolvimento econômico pautado pelo respeito ao ser humano e ao meio ambiente, com justiça social, contra qualquer tipo de discriminação seja ela, étnico-racial, religiosa, de gênero ou de opção sexual.

Esta nossa manifestação se faz necessária dado que uma das temáticas a serem discutidas neste Congresso versa sobre a “Organização dos Trabalhadores e as Centrais Sindicais”. É de nosso interesse participar deste debate, assim como, da construção de um movimento solidário de toda a classe trabalhadora, em especial dos trabalhadores da Educação.

A ausência de um convite pelo Colegiado do SINDIUPES à CTB, tanto em nível Nacional, quanto Estadual, impossibilita a nossa participação nesse grupo temático, o que lamentamos profundamente, dado ser este um momento privilegiado da organização e da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras das escolas públicas municipais e estaduais.

Outros momentos virão. Viva a luta do povo brasileiro!

DIRETORIA EXECUTIVA DA CTB – CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL – NACIONAL E SEÇÃO ESPÍRITO SANTO.

CTB-ES: Rua Caramuru, 37 – Centro – Vitória – ES.

CTB convoca para a Jornada mundial pelo trabalho decente

São Paulo, 08 de Outubro de 2008.

Of.: CTB/SG/69/OUT/2008

À

Estaduais da CTB

Ramos e Entidades Filiadas

Ref.: Jornada mundial pelo trabalho decente

A Organização Internacional do Trabalho instituiu em 1999 o conceito de trabalho decente em seu programa, que engloba os seguintes temas: direitos no trabalho, solidariedade e fim da pobreza e das desigualdades sociais.

Tal conceito, em nosso país, se traduz na defesa da redução da jornada de trabalho sem redução de salário, ampliação da oferta do primeiro emprego e de qualificação ao jovem, garantia de emprego digno com carteira assinada, respeito à organização sindical, combate

ao trabalho infantil e escravo, igualdade de direitos entre homens e mulheres e contra a discriminação de gênero, raça ou orientação sexual.

Foi convocada pelas centrais sindicais internacionais uma Jornada Mundial pelo Trabalho Decente. O dia 7 de outubro de 2008 (terça-feira) foi escolhido para que o movimento sindical organize seus trabalhos. No Brasil, pela proximidade com o processo eleitoral, a data será

10 de outubro, sexta-feira.

Nacionalmente, todas as centrais sindicais estão inseridas nesta campanha. Para desdobramentos nos estados, a CTB Nacional orienta que as coordenações estaduais procurem as demais centrais sindicais e organizem atos, mobilizações e outras atividades que tenham como tema as bandeiras do trabalho decente.

Caso não seja possível realizar eventos no dia 10 de Outubro, os Estados poderão trabalhar com outras datas que facilitem a mobilização.

Anexo segue cartaz da jornada.

Saudações classistas.

Pascoal Carneiro